O projeto de circulação cênica Palco Giratório do Sesc traz a Santa Catarina a peça teatral Viúva, porém honesta. O espetáculo é uma adaptação da obra do dramaturgo Nelson Rodrigues, realizada pela companhia Magiluth, de Recife (PE), e que será apresentada em 13 cidades. Em Rio do Sul, a obra será encenada no sábado, dia 27, às 20h, na Fundação Cultural, com entrada gratuita. A classificação é 16 anos.
Na trama, Ivonete resolve virar uma mulher “honesta” depois da morte do marido, mantendo-se fiel ao finado. Uma das estranhas decisões para a nova conduta é nunca mais sentar. O pai da jovem, diretor de um influente jornal do país, resolve então convocar conceituados especialistas para solucionar o problema da filha.
Viúva, porém honesta foi encenada pela primeira vez em 1957. A peça possui um conceito “faz de conta” da farsa e uma despreocupação com o realismo. São feitos comentários técnicos entre as cenas, lembrando sempre o espectador que o que ele está vendo é apenas uma “mentira”. O que se propõe é uma nova maneira de brincar com o tempo, em uma trama cheia de voltas ao passado e reviravoltas.
A companhia Magiluth aposta no despojamento de cena e na precariedade dos elementos para impulsionar os atores ao jogo teatral. Todos os personagens são revezados pelos cinco atores na montagem que é dirigida por Pedro Vilela. A proposta do grupo é mostrar o quanto Nelson Rodrigues ainda é contemporâneo, seja na abordagem dos temas, seja nos recursos dramatúrgicos. Informações: .
Tiago Amado.