Rio do Sul – Carnaval, Pipoca e Arte em 2014

11.2.14 pipoca e arte

Um Baile de Carnaval à moda antiga dará início às atividades de lazer para pessoas com mais de 40 anos do Programa Pipoca e Arte da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Barragem. A Abertura dos trabalhos em 2014 será na tarde de 20 de fevereiro, às 16h na Capela Sant´Ana do bairro Barragem e deve reunir cerca de 90 Pierrots, Colombinas, Arlequins e demais figuras características dos carnavais de clubes.

A enfermeira Caroline Soster, idealizadora do programa, e as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) fazem os convites durante as visitas periódicas às residências.  “Esperamos que todos possam participar das atividades desenvolvidas e aproveitar ao máximo as oportunidades disponibilizadas pelo Pipoca e Arte. Encerramos 2013 com 45 membros assíduos e, este ano, esperamos dobrar este número”, afirma Caroline.

O Pipoca e Arte foi desenvolvido com base em pesquisas que apontaram o aumento da expectativa de vida paralela aos déficits cognitivos ligados ao envelhecimento. Assim a iniciativa busca desenvolver atividades de cultura e lazer como gincanas, exercícios físicos orientados, palestras e confraternizações que possam representar um estímulo cognitivo à população adulta. Conforme a enfermeira Caroline, “nas pequisas e nas atividades desenvolvidas são detectados adultos e idosos com declínio cognitivo e de forma preventiva estes são inseridos em ações que estimulam a memória, a concentração e o equilíbrio”.

A programação anual prevê encontros e eventos mensais. Na agenda há sessões de cinema, peças de teatro, visitas à Fundação Cultural de Rio do Sul e ao Museu Histórico do Município. Também viagens e passeios turísticos. As ações contam com a parceria da Fundação Cultural de Rio do Sul (FCRS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e tem o apoio da empresa de Transporte Coletivo Taioense.

O programa premiado será apresentado na Mostra Nacional

O Pipoca e Arte recebeu o Prêmio Atenção Básica e Telessaúde 2013 do VI Encontro Estadual de Saúde da Família em Florianópolis. “Na primeira etapa, disputou com as ESF´s do município. Depois foi realizada a disputa microrregional, competindo com os municípios do Alto Vale do Itajaí e também venceu a disputa na macrorregional que envolve as regiões de Blumenau, Timbó e Rio do Sul”, explica o secretário de Saúde, Luiz Carlos Zanis. O programa recebeu ainda a quantia de R$ 10 mil para investimentos em melhorias na ESF Barragem.

Zanis destaca ainda que entre os dias 12 e 15 de março, a enfermeira Caroline Soster, participará da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família em Brasília (DF). O programa Pipoca e Arte será apresentado no evento que visa valorizar as experiências cotidianas e permitir a troca de informações entre trabalhadores e usuários da Atenção Básica.

Você gostaria de comentar?