Artistas, produtores, agentes da área e toda a sociedade estão convidados a se mobilizar e participar da eleição do Conselho Municipal de Política Cultural de Rio do Sul (CMPC).
O processo eleitoral será realizado dia 11 de junho, às 16h, na Fundação Cultural. No encontro, também será apresentado o Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2016.
Interessados em se candidatar ao Conselho Municipal ou em participar como votante podem se inscrever no sitehttp://www.smcriodosul.com.br/
O CMPC foi instituído em 2014 e é o colegiado que discute e delibera sobre as ações e políticas públicas culturais na cidade. São 32 membros (titulares e suplentes), metade representando o poder público e metade a sociedade civil. Os integrantes representam as áreas de: Artes Visuais, Design e Moda; Audiovisual e Comunicação em Cultura; Artes Cênicas; Música; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Material e Memória; Patrimônio Imaterial e Identidade; Formação em Cultura.
O conselho integra o Sistema Municipal de Cultura, que compreende ainda o Plano e o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. O colegiado também normatiza e fiscaliza a execução do fundo, que em Rio do Sul é desenvolvido como o Prêmio Nodgi Pellizzetti.
O prêmio foi lançado pela Prefeitura e Fundação Cultural em 2015 e é o primeiro edital municipal das artes na história da cidade. Foram investidos R$ 300 mil e contemplados 28 projetos da sociedade civil (pessoas físicas e jurídicas), que estão em execução. Em 2016, o edital terá o mesmo valor.
Tiago Amado.