Festival “Dança em Trânsito” acontece em Florianópolis

Dança-em-Transito-300-dpi-178

O Festival do Grupo Tápias, em sua 8ª edição, traz para o espaço urbano companhias de dança do Brasil, da Itália, da Espanha e da França em Apresentações Gratuitas Nas ruas e praças do Rio (Centro, Zona Sul, Madureira, Duque de Caxias e Vigário Geral), de Santa Catarina (Florianópolis e Alto Bela Vista) e do Rio Grande do Sul (entre Rios do Sul) se tornam palco da dança contemporânea entre 12 e 18 de setembro. Trata-se do Dança em Trânsito, em sua oitava edição, o evento criado e coordenado pro Giselle e Flávia Tápias começa dia 12 de setembro e passa por diversas localidades dos estados do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, levando quinze companhias do Rio, de São Paulo, de Goiânia, e também grupos e profissionais da Itália, França, Espanha e Alemanha. O patrocínio é da Tractebel Energia e dos Correios.

Diversos estilos e linguagens são trazidos para o Dança em Trânsito, oferecendo um painel da dança contemporânea. Os espetáculos trazem desde a teatralidade do espanhol La Macana à performance surpreendente e de grande exigência física dos Gentlemen de Rua, de São Paulo, que misturam à dança contemporânea elementos de acrobacia, parkour (escalada de equipamentos urbanos) e artes marciais. Entre os convidados, grupos nacionais de grande prestígio como o Staccato, de Marcia Milhazes (RJ), além do Grupo Tápias e da Intrépida Trupe.

Espetáculos acontecem na Cinelândia, onde o Festival será aberto com o GRUA (de São Paulo) e bailarinos convidados numa performance que começa nas janelas do Theatro Municipal: oito homens de terno preto surpreendem os transeuntes com acrobacias e movimentos usando paredes, um caminhão da Volkswagen e equipamento urbano. Diversos grupos ocupam espaços como os da Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, e os parques em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul; ruas de Madureira e Vigário Geral. Um outro destaque no Rio de Janeiro é a programação de sábado, com forte apelo para crianças na beira da Lagoa, que inclui a Intrépida Trupe e um bis dos rapazes de terno preto.

Também nas três cidades do Sul do país (Florianópolis, Alto Bela Vista – SC e Entre Rios do Sul – RS), espetáculos ocupam jardins, escadarias, praças e palcos, sempre com entrada liberada.

Você gostaria de comentar?