A banda carioca Azymuth irá abrir a 5ª edição do Jurerê Jazz Festival, que durante 20 dias vai transformar a capital catarinense no templo do jazz. O show acontece na quarta-feira (29), no Teatro Pedro Ivo, às 20h30, e promete contagiar o público com a simpatia e o selecionado repertório do grupo.
O Azymuth tem uma sólida carreira musical, que começou nos anos 70. A banda conquistou um mercado instrumental invejável e um número altíssimo de adeptos dessa modalidade, sendo o primeiro grupo convidado a participar do Festival de Jazz de Montreaux (Suíça). Uma turnê acompanhando a cantora brasileira e jazzística Flora Purim pelos EUA rendeu-lhe um contrato com a gravadora americana Milestones, lançando álbuns anuais naquele país.
Após 40 anos de existência, o respeito e a qualidade do trabalho do Azymuth permanecem com a mesma integridade, mesmo após o falecimento de Roberto Bertrami, em 2012. Kiko Continentino, o atual responsável pelos teclados, acompanha aos lendários Ivan Conti “Mamão” (bateria) e Alex Malheiros (baixo) nos shows da banda.
A fim de comemorar 40 anos de carreira, em 2013, o “Azyma”, como o grupo é carinhosamente denominado no meio artístico, apresentou um espetáculo com temas do projeto, “Aurora”, como “In my treehouse”, e clássicos, dentre eles “Linha do 2 Horizonte”, “Partido Alto” e “May I have this dance?”.
Jurerê Jazz Festival
Consolidado como um dos mais importantes festivais do Brasil, o Jurerê Jazz Festival terá grandes atrações nacionais e internacionais em sua 5ª edição, que acontece de 29 de abril a 18 de maio. Entre os shows mais esperados estão o da americana Madeleine Peyroux (16 de maio, Teatro Ademir Rosa) e dos cubanos da Orquestra Buena Vista Social Club (18 de maio, teatro Ademir Rosa), além de Azymuth, Egberto Gismonti, Raul de Souza, Blues Etílicos.
O palco principal do festival é Jurerê Internacional, com apresentações no Jurerê Open Shopping e jam sessions no Il Campanario Villaggio Resort (nas quintas-feiras), mas haverá shows em outros espaços. Os três principais teatros da cidade, Ademir Rosa, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho, integram o calendário do evento.
No dia 30 de abril, o festival terá palcos em todos os terminais integrados. A programação comemora o International Jazz Day, iniciativa da UNESCO que tem o jazz como ferramenta educacional e de reforço da paz, união, diálogo e cooperação entre os povos. Em duas segundas-feiras do festival, dias 4 e 11 de abril, haverá apresentações no The Black Swan, na Lagoa da Conceição.
A maioria das apresentações do Jurerê Jazz Festival é gratuita. As realizadas em espaços abertos – Jurerê Open Shopping e nos terminais integrados – não necessitam de ingresso. Basta chegar e curtir. As do Teatro Álvaro de Carvalho também são gratuitas, porém para assisti-las é preciso retirar o ingresso na bilheteria uma hora antes. Nas programadas para o The Black Swan e o Il Campanario Villaggio Resort o acesso é mediante reserva. Mais informações: (48) 3261 6000 e (48) 3234 5682 respectivamente.
Os ingressos para os principais shows do Festival estão à venda no site www.blueticket.com.br e nas bilheterias dos teatros Ademir Rosa, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho.
Programação completa do Jurerê Jazz Festival: www.jurerejazz.com
Roberta Sandreschi