Alto Vale: Terra de Escritores é tema de mesa literária na Feira do Livro de Rio do Sul

Carlos Henrique Schroeder - Foto Tiago Amado

Carlos Henrique Schroeder – Foto Tiago Amado

A Feira do Livro de Rio do Sul abre na terça-feira, dia 13, e segue até domingo, 18, com uma programação artística variada e gratuita no Parque Universitário Norberto Frahm – Unidavi. A cerimônia de abertura será às 20 h.

Escolas do Alto Vale já estão com visitas agendadas para as cerca de 50 atividades ao longo da semana.

Duas mesas literárias serão realizadas na noite de quinta-feira, 15. Às 19h30min, tem o encontro Alto Vale: Terra de Escritores, com Alcides Buss, Carlos Henrique Schroeder, Maicon Tenfen e Gabriel Gómez.

Alcides Buss é poeta com cerca de trinta livros publicados. É natural de Salete e hoje vive em Florianópolis. Foi professor de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina e diretor da Editora da UFSC. Iniciou a carreira literária com o livro Círculo Quadrado, em 1970.  Foi finalista do Prêmio Jabuti 2000 com o livro Cinza de Fênix e três elegias e lançou o livro Contemplação do amor – 30 anos de poesia escolhida, em 2002. Seu livro mais recente é Viver (não) é tudo, de 2015.

Maicon Tenfen nasceu em Ituporanga, mas mora em Blumenau. É mestre e  doutor em Literatura pela UFSC, e autor da trilogia juvenil Quissama, iniciada com O império das capoeiras (Finalista Prêmio Jabuti 2015 e Acervo Básico FNLIJ 2015). Foi cronista do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina.

Carlos Henrique Schroeder é natural de Trombudo Central, mas radicado em Jaraguá do Sul. Ele é autor  de As fantasias eletivas (Livro indicado para os vestibulares UFSC/Udesc/Acafe) e da coletânea de contos As certezas e as palavras (Vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional).

Gabriel Gómez nasceu em Buenos Aires, mas reside em Rio do Sul. Publicou A culpa é do Livro, Borges e outras ficções, Cerimônias do silêncio, Exercícios da Ausência eSuicidas: os modos de falar à parede.

Logo após esse bate-papo, às 20h30min, tem a mesa literária com o lançamento de sete livros de autores regionais: Caleidoscópio – Momento Fugaz da Arte (Nane Ropelato),Cartas para Frankenberger (Carmen Marangoni), Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres (Marcos Petry), Museu da Madeira (João Paulo Roberti Junior), O Amor dos Opostos Semelhantes (Eduardo Quirino), O Mistério das Feras (Adriele Nardelli) e Tomy e a Princesa do Mar (Margarida Lorena Zago). A mediação será de Gabriel Gómez.

A programação completa está disponível no www.feiradolivrorsl.com. A feira é realizada pela Prefeitura Municipal, Fundação Cultural e Biblioteca Pública Municipal de Rio do Sul, com a correalização do Sesc e da Associação da Fundação Cultural (Asfuc). O evento tem o patrocínio do Bradesco e o apoio da Câmara de Vereadores, Unidavi e Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí.

Tiago Amado

Você gostaria de comentar?