Temporal provoca danos à rede da Celesc no Vale do Itajaí

chuva_19 (3)

Um temporal com descargas elétricas e ventos que atingiram 84 km/h (dado Epagri/Ciram), por volta das 15 h desta quinta-feira, 27, causou estragos na rede elétrica da Celesc em Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú, deixando mais de 40 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. No momento, são 10 mil UC ainda sem energia, sendo 7 mil somente na região de Itajaí.

A chuva e a ventania provocaram o desligamento de diversos alimentadores das subestações Camboriú Morro do Boi, Itajaí Fazenda, Navegantes e Itajaí Itaipava. As condições adversas resultaram na queda de muita vegetação sobre a rede, o rompimento dos condutores, além de promover o tombamento de postes com as enxurradas.

Essas condições climáticas repercutiram também na rede elétrica de Blumenau, causando desligamento emergencial em torno de quinze mil unidades consumidoras, por volta das 16h30. Os mesmos eventos se repetiram em Rio do Sul, com queda de vegetação e de postes, e rompimento de fiação elétrica. Ali, cerca de 1,7 mil UCs ainda estão sem energia.

Mais de 20 equipes de manutenção emergencial (com caminhonetes e caminhões pesados) estão em campo; algumas equipes de outras Regionais da Celesc estão sendo deslocadas para a região de Itajaí, a mais atingida, para formar uma força-tarefa haja vista a grande demanda por troca de fios e condutores. A previsão dos técnicos é que todo sistema seja normalizado até o início da noite.

É importante lembrar que a queda de energia pode ser um problema local, ou seja, apenas de uma determinada unidade consumidora. Por isso, é fundamental que o cliente comunique à Celesc se ainda está sem energia para que o plantão possa verificar o problema. O cliente pode ligar para o Call Center no telefone 0800 48 0196 ou enviar um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da Unidade Consumidora.

Pin It
Você gostaria de comentar?