Possibilidade de chuva forte no Oeste e nova onda de frio e geada nas áreas altas do Estado

091230_f_020

O tempo segue instável em SC, com dias mais úmidos e nublados até o início de quinta-feira (16).

A previsão é de chuva mal distribuída, podendo ser forte em alguns momentos na quarta-feira, especialmente no Oeste, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Estado.

No decorrer da quinta-feira, a nebulosidade diminui gradativamente com a chegada de uma nova massa de ar frio e seco, que declina as temperaturas.

Na madrugada de sexta-feira voltam a ocorrer temperaturas negativas em algumas cidades do Planalto Sul e há previsão de geada nas áreas altas do Estado.

Desta vez, ao contrário da semana passada, o frio não vai durar muito tempo devido ao rápido deslocamento da massa de ar polar para o oceano.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Geada: Produtores rurais nas áreas de risco devem adotar meditas preventivas.

Frio: Atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Pin It
Você gostaria de comentar?