Defesa Civil alerta para chuva forte nos próximos dias

Em reunião na noite desta segunda-feira (29), no Hospital Regional Alto Vale, o coordenador da Defesa Civil de Rio do Sul, Moacir Cordeiro, manteve o alerta de emergência por conta da previsão do tempo para os próximos dias. Entre esta terça e quarta-feira (30 e 31) há possibilidade de chuva distribuída que pode ser de 70 a 110 milímetros no Alto Vale. Isso pode causar novas ocorrências em virtude do nível do rio já estar alto.

Às 20h desta segunda-feira, a medição era de 6,81m. A cota prudencial do nível do rio permanece em 7,50m, mesmo sem chuva no Alto Vale durante a segunda-feira, o ritmo de queda do nível varia em poucos centímetros por hora.

O coordenador avisa que qualquer nova cota de emergência será divulgada assim que se avalie a quantidade de chuva. “Estaremos de plantão 24h para tudo o que possa ocorrer. E a população das áreas mais baixas devem ficar atentas aos informes da Defesa Civil nos meios de comunicação ou redes sociais”, explicou Cordeiro.

O vice-prefeito de Rio do Sul, Paulo Cunha, disse que junto com o prefeito José Thomé, está preocupado em garantir assistência para as famílias já atingidas e também manter as equipes de trabalho mobilizadas para atender possíveis novas ocorrências. “Vamos manter nossas equipes em alerta e seguindo as ordens da Defesa Civil”, ressaltou Cunha.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Danielle Radke, trouxe a informação de que há 93 pessoas em cinco abrigos abertos: dois no bairro Bela Aliança, um no Progresso, Santa Rita e Budag.

Ela ressaltou que muitas entidades estão colaborando com as pessoas nos abrigos, inclusive a Associação Protetora de Animais Desamparados (APAD), que está doando ração para os bichinhos que também foram levados para os abrigos com as famílias. “Todas as famílias estão sendo assistidas, com a visita de equipe médica e toda a parte de alimentação e segurança garantida. E caso necessário, mais abrigos serão abertos”, ressaltou.

18738390_1002902449846418_5822536142944276319_o

Nível do rio às 20h – 6,81m

Barragem de Ituporanga: 20,66 metros – 38,7% de ocupação

Barragem de Taió: 13.56 metros – 33,5% de ocupação

Clóvis Eduardo Cuco

Pin It
Você gostaria de comentar?