Chuva intensa desta madrugada causa alagamentos em cidades do Alto Vale

Proximidades da Câmara de Vereadores de Lontras (Informação: DC - Foto: Josi Sens)

Proximidades da Câmara de Vereadores de Lontras (Informação: DC – Foto: Josi Sens)

A chuva intensa na madrugada desta quinta-feira registrou alagamentos em várias regiões do Estado. EmFlorianópolismoradores dos bairrosIngleses e Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha, acordaram com ruas alagadas. O Corpo de Bombeiro foi acionado para atender algumas ocorrências.

De acordo com o monitoramento da Epagri/Ciram, deve persistir a condição de pancadas de chuva com descarga elétrica entre o Meio Oeste ao Litoral catarinense nas próximas horas.

Chuva mais intensa desde Porto União, Lebón Regis, Taió, Vidal Ramos e Florianópolis com deslocamento para o Norte do Estado. O meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, explica que a chuva no Estado ocorre devido a formação de um ciclone na altura do Sul do Brasil.

— O sistema trouxe chuva volumosa em algumas cidades com destaque para Concórdia ( 88 mm), Florianópolis (85 mm), Joaçaba ( 75 mm), Curitibanos (73 mm), Bocaina do Sul (73 mm), Campos Novos (65 mm) e Abdon Batista ( 62 mm)—salienta Puchalski.

Segundo Puchalski o sistema avança para o mar e deixa a quinta-feira com nuvens e pancadas de chuva, porém com algumas aberturas de sol no período da tarde, entre o Litoral ao Centro do Estado.

—Chance de novos volumes elevados existe, mas podemos dizer que boa parte da chuva provocada por esse sistema já passou, sobretudo do Oeste onde já ocorre isolada e com fraca intensidade—concluiu o meteorologista.

As temperaturas devem ficar entre 25ºC e 27ºC na maioria das cidades e entre 22ºC e 25ºC do Centro para o Oeste. No final do dia, vento constante no Litoral Sul.

Sexta-feira

Amanhã a o ciclone formado estará no mar fazendo a umidade avançar do oceano. Com isso, Oeste, Serra e Sul terão um dia nublado, algumas aberturas de sol e chuva a qualquer hora do dia.

Na Grande Florianópolis, Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte a previsão é de sol com tempo seco mais de manhã e chuva passageira no decorrer do dia. As temperaturas não devem passar de 23ºC entre Meio Oeste e Serra. Vento Sudoeste/Sul com rajadas entre tarde/noite.

Picos de ondas

A previsão do tempo alerta para a formação do ciclone que traz ondas altas nesta quinta-feira com picos de 1,5 a 2 metros, sendo que no Sul do Estado um pouco mais elevados. Não se aconselha navegação entre hoje e amanhã porque a sexta ainda terá ondas grandes e com vento moderado a forte sobre o mar.

Pin It
Você gostaria de comentar?