Rio do Sul – Defesa Civil volta ao estado de alerta

Barragem de Taió

Barragem de Taió

Com as fortes chuvas previstas pela Epagri/Ciram, para esta quarta-feira (14), a Defesa Civil de Rio do Sul está novamente em alerta.

Para as cabeceiras do rio Itajaí do Oeste em Taió, a previsão é de 40 mm a 50 mm, já para as cabeceiras do Itajaí do Sul em Ituporanga existem algumas previsões mais pessimistas, podendo chegar a 90 mm. As informações foram atualizadas às 14 h desta terça-feira (13).

Ao avaliar o cenário mais provável, com o acionamento das barragens é possível reduzir a vazão dos rios, fazendo com que o nível em Rio do Sul se mantenha entre 6 metros e 6,62 metros. “Como as primeiras residências são atingidas com 6,7 metros, a margem de segurança permanece bastante apertada”, argumentou o diretor da Defesa Civil, André Wormsbecher, “uma grande enchente está descartada, no entanto os moradores da rua Henrique Muller, no bairro Pamplona, na Cohab do bairro Bela Aliança, no Loteamento Luiz Bianchetti, no Taboão, e algumas regiões mais baixas da Barragem, Barra do Trombudo e Santa Rita devem ficar atentos”.

O diretor da Defesa Civil explica ainda que a chuva de hoje só deverá refletir significativamente no nível do rio Itajaí-Açú nesta quarta-feira (14), durante o dia, tendo elevação máxima à noite. “Após o monitoramento do que vier a chover de terça para quarta, durante a manhã de quarta-feira (14) a Defesa Civil definirá as ações necessárias, e caso necessário, os procedimentos previstos no Plano de Contingência serão colocados em prática”, completa o diretor.

A recomendação é que a população se mantenha atenta, acompanhando a evolução da situação no site da prefeitura, no link da Defesa Civil, ou pelo perfil da Defesa Civil de Rio do Sul no Facebook. O número da Defesa Civil para atendimentos de emergências é 199.

foto : Barragem de Taió em 2011

Pin It
Você gostaria de comentar?