Criciumense Roger Vieira surpreende na Descida das Escadas de Santos

Diante dos perigos da prova e os experientes adversários de diferentes partes do mundo, o garoto Roger Novack Vieira (Cicles Vieira/Kona) pareceu estar em uma brincadeira na Descida das Escadas de Santos-SP. O criciumense de 18 anos suplantou as adversidades e conquistou, neste domingo (17), o quinto lugar na décima edição da consagrada competição do downhill brasileiro. O atleta da equipe da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME)/Hidrorepell Tintas/Bike Point foi o mais novo dos cinco finalistas. Na decisão, atingiu a marca de 59s80.

O disputado trono e a coroa de rei da Descida das Escadas de Santos ficaram pelo segundo ano consecutivo com o eslovaco Filip Polc. O campeão desceu os 415 degraus que separam a Capela de Monte Serrat e a Fonte de Itororó em 56s08. Completando os finalistas, Marcelo Gutiérrez, da Colômbia, levou o segundo lugar, seguido do paulista Wallace Miranda e do chileno Antônio Leiva.

Ao todo 95 atletas percorreram os aproximadamente 850 metros do traiçoeiro percurso, com altitude de 147 metros acima do nível do mar. Roger Vieira conhecia bem a prova, na qual conquistou o título na categoria júnior no ano passado. Na edição de 2013 brilhou para o país inteiro na transmissão pela TV Globo. “Quero agradecer a todos os meus familiares e amigos. Estou muito feliz pelo resultado. Não tenho palavras para descrever a sensação”, vibrou o jovem atleta.

Durante todo o fim de semana em tomadas de tempo e fases eliminatórias, Roger Vieira sempre cruzou o percurso da prova abaixo de um minuto. O resultado mostra a competência do atleta e da equipe de ciclismo de Criciúma, na avaliação do técnico da equipe, Gustavo Freitas. “Colhemos o que plantamos no trabalho de longo prazo. Temos um orçamento muito inferior em relação a muitos municípios brasileiros de grande porte. Conseguimos ser eficientes com as nossas condições e o talento dos nossos atletas”, enaltece.

Pin It

Comentários estão fechados.