Convênio confirma Jogos Abertos Brasileiros em Criciúma este ano

A cidade de Criciúma está preparada para receber parte da nata do esporte brasileiro nos Jogos Abertos Brasileiros (JABS) em 2013. O sonho projetado há dois anos finalmente se tornou realidade, na tarde desta quinta-feira (11), com o acordo estabelecido entre os governos do Estado e do Município para a promoção do evento. Deverão desembarcar no Sul Catarinense cerca de 1,6 mil atletas de 10 estados diferentes de 29 de maio a 4 de junho.

O convênio estipula o repasse de R$ 120 mil ao Município de Criciúma para o custeio de despesas relativas a logística e estrutura. Cabe à municipalidade fornecer toda a infraestrutura e a logística necessária ao evento. A coordenação técnica fica por conta da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), entidade vinculada à Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte.

A conquista do recurso ocorreu, segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Arleu Ronaldo da Silveira, graças a um conjunto de esforços dos entes estaduais e municipais. Os JABS seriam realizados em Campo Grande-MS, porém os dirigentes locais acabaram desistindo e a comissão responsável pelo evento ofereceu a oportunidade a Criciúma, que seria a sede em 2017.

“Um dos desafios comuns da FME e do Governo do Estado é trazer o esporte de ponta a Santa Catarina e, no nosso caso, principalmente para Criciúma e região. Por esse empenho das duas instituições, do prefeito Márcio Búrigo, dos ex-prefeitos Clésio Salvaro e Itamar da Silva e do conselheiro (do Tribunal de Contas do Estado) Júlio Garcia somos gratos”, enaltece Arleu.

No entendimento do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, a competência da cidade para a realização de eventos de grande vulto foi comprovada nos últimos anos. Em 2010, 2011 e 2012, as praças esportivas criciumenses receberam os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc). “Vejo também como uma grande oportunidade para o Brasil, por meio desses atletas, conhecer nosso município e levar para todos os recantos as nossas belezas e potencialidades”, destaca o chefe do Executivo Municipal.

As competições estaduais dos anos anteriores deixaram a cidade pronta para receber agora atletas de diferentes partes do país, segundo Arleu. “Com todo o trabalho feito para receber os JASC, os nossos centros esportivos ficaram entre os melhores do Estado e apto para acolher os JABS. Em maio vamos ser incansáveis para fazermos valer a confiança depositada em Criciúma pelos dirigentes de todos os estados”, garante o presidente da FME.

Participam dos JABS os campeões dos jogos abertos estaduais nas seguintes modalidades: futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol, natação, atletismo e judô.

Pin It

Comentários estão fechados.