Vigilância Sanitária palestra sobre uso de agrotóxicos para alunos de escola estadual em José Boiteux

palestra foto Helena Marquardt

Nesta terça-feira, dia 12, alunos da Escola de Educação Básica José Clemente Pereira, de José Boiteux, participaram de uma palestra sobre o uso de agrotóxicos e os impactos que eles trazem à saúde.  O evento foi realizado pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Vigilância Sanitária Municipal de José Boiteux e pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A responsável pela Vigilância Sanitária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Rosdalva Iumara Schroder, comenta que durante a palestra os estudantes do terceiro e quarto ano receberam informações sobre os tipos de agrotóxico, uso correto de equipamentos de proteção durante a aplicação, lavagem das mãos e diversos outros assuntos. “Explicamos, por exemplo, o aspecto de uma maçã que compramos no mercado e recebeu agrotóxico. Elas são bonitas, viçosas e quando você não usa o veneno, elas não têm tanto brilho ou podem ter algumas imperfeições. Questionamos se preferem uma fruta bonita ou uma fruta saudável.”

Junto com o estudante de Engenharia Sanitária da Udesc, Luis Felipe Israel, Rosdalva explicou as crianças as consequências do consumo de agrotóxicos em longo prazo como uma maior probabilidade de desenvolvimento de câncer e outras doenças. “O agrotóxico tem impactos naquilo que comemos, no meio ambiente e em nossa saúde e precisamos conscientizar as crianças sobre o assunto, pois elas são o futuro e queremos que elas cresçam sabendo os prejuízos que ele pode trazer”, completou.

A mesma palestra será ministrada novamente na escola amanhã, dia 13, quando será a vez dos estudantes do oitavo e nono ano receberem as orientações.

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?