Urgência e Emergência são temas de discussão com secretários de Saúde na SDR Taió

_MG_4146

A Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió promoveu, nesta segunda-feira, 13, reunião no auditório da SDR, com Secretários Municipais de Saúde e técnicos das secretarias, com o objetivo de repassar os conhecimentos necessários para implantação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), nos municípios. “A SDR está à disposição para sanar dúvidas e dar apoio para desenvolver o melhor trabalho possível”, afirmou o secretário regional Jocelino Amancio.

Participaram ainda do encontro, o gerente de Saúde, Tercílio Bonessi e a apoiadora do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), Ângela Raquel Niehues. De acordo com Bonessi, a Rede de Urgência e Emergência vai ser administrada por uma Agência Reguladora, e será implantada simultaneamente na macro região do Vale do Itajaí, que compreende as SDRs de Taió, Rio do Sul, Ibirama, Ituporanga, Timbó, Blumenau e Brusque.

Na ocasião, os secretários municipais colocaram como prioridade para o funcionamento da rede nos municípios da região, equipar as Unidades de Saúde com um kit de equipamentos necessários de urgência e emergência; treinamento para os profissionais das Unidades de Saúde para que possam responder com eficiência os atendimentos e implantar um protocolo de encaminhamento dos pacientes dentro da rede na macro região, ou se necessário, em outra que disponha do atendimento.

“Preparamos os secretários municipais para a próxima reunião que irá acontecer no dia 16 de maio com os 28 municípios que compõem a 16ª Região de Saúde, onde será discutida a implantação da rede dentro da região”, afirmou o gerente. Também, explicou Bonessi, para levantar subsídios junto aos secretários e administradores dos hospitais para a próxima reunião no dia 22 de maio em Blumenau, com todas as SDRs envolvidas.  O encontro contará com a presença de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde, para definir a data de implantação da regulação da Rede de Urgência e Emergência.

 

Pin It
Você gostaria de comentar?