Udesc Ibirama promoverá Seminário de Engenharia de Software com palestras e competição de robôs

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá o Seminário de Engenharia de Software (Semeso 2016) de 18 a 20 de maio, no Auditório da Escola Eliseu Guilherme, em Ibirama.

O evento, que terá oito palestras, minicurso e competição de robôs, é destinado a engenheiros de software, programadores de computador, geeks, administradores de sistemas, técnicos em informática, empreendedores, educadores, professores e alunos. O objetivo é proporcionar intercâmbio de novos conhecimentos entre profissionais do setor e atualizações acadêmica e científica.

Os palestrantes abordarão temas como inovação aberta, microsserviços, universo mobile, políticas de inclusão e testes de segurança em aplicações para a plataforma Android. Outros destaques serão a competição de programação em Java do jogo de robôs de batalha Robocode e a realização do minicurso sobre Latex, que capacitará os participantes em relação à escrita científica com a utilização dessa linguagem.

Tendências e contatos

O coordenador do Semeso, professor Paulo Roberto Farah, da Udesc Ibirama, diz que o seminário apresentará tendências de mercado e contribuirá para formação, capacitação e contratação de profissionais da área de Engenharia de Software no Vale do Itajaí.

“Os participantes poderão aprender novos conceitos e práticas, se atualizarão e compartilharão conhecimentos. É uma excelente oportunidade para preparar os profissionais visando atender a crescente demanda da indústria de software da região”, destaca.

Ações de extensão

O Semeso integra o programa de extensão Conexão Ceavi, que tem também o projeto Dia D, que oferece espaço lúdico em forma de oficinas técnicas para alunos e egressos sobre os cursos da Udesc Ibirama e divulga atividades da instituição, sob coordenação do professor Jaison Savegnani.

Outra ação do programa é a Incubadora Aderi, que aproxima alunos e professores da economia regional por meio de atividades voltadas à comunidade empresarial, especialmente as empresas incubadas na Agência de Desenvolvimento da Região de Ibirama (Aderi). O coordenador é o professor Sérgio Marian.

A Udesc Ibirama desenvolverá mais 22 iniciativas de extensão até o fim de 2016, para levar o conhecimento desenvolvido na universidade à comunidade. As atividades estão concentradas principalmente em Ibirama e em alguns municípios vizinhos.  

Valmor Pizzetti

Pin It
Você gostaria de comentar?