Udesc aplica provas do Vestibular de Verão 2017 na manhã e na tarde de domingo

udesc_joinville_vestibular_de_verao_2013_foto_jonas_porto

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará as provas do Vestibular de Verão 2017 neste domingo, 27, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, para o ingresso de novos acadêmicos no primeiro semestre do próximo ano.

Os 12.305 candidatos, que se inscreveram para as 1.281 vagas de 49 cursos de graduação gratuitos e presenciais, devem conferir, no site oficial, as salas onde farão as provas objetivas e de redação. A aplicação do vestibular será realizada nas seguintes cidades catarinenses:

  • Balneário Camboriú – Escola Presidente João Goulart e Escola Maria da Glória Pereira
  • Chapecó – Campus da Udesc (CEO – Prédio da Enfermagem) e Escola Druziana Sartori
  • Florianópolis – Campus da Udesc nos bairros Coqueiros (Cefid) e Itacorubi (Ceart, Esag e Faed)
  • Ibirama – Campus da Udesc (Ceavi) e campus do Instituto Federal Catarinense (IFC)
  • Joinville – Campus da Udesc (CCT) e campus da Universidade da Região de Joinville (Univille)
  • Lages – Campus da Udesc (CAV)
  • Laguna – Campus da Udesc (Ceres)
  • Palhoça – Campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) no Bairro Pedra Branca (blocos B, D, F, H, K e L)
  • São Bento do Sul – Escola Estadual Urbana São Bento

As provas também serão aplicadas para 114 detentos: 77 homens e 11 mulheres do Complexo Penitenciário de Florianópolis e 26 homens da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.

Alteração na Grande Florianópolis

As provas do Vestibular de Verão da Udesc na Grande Florianópolis seriam originalmente realizadas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) no Bairro Trindade, na Capital, assim como já ocorreram em edições anteriores.

A Coordenadoria do Vestibular da Udesc, porém, precisou alterar o local de prova na região devido ao movimento estudantil que ocupa unidades de ensino da Ufsc e remanejou os candidatos para garantir a execução do exame.

Metade dos vestibulandos desta edição (6,3 mil) escolheu Florianópolis para fazer as provas. Desse total, a Udesc conseguiu transferir cerca de um terço (1,9 mil) para as salas de quatro centros de ensino da instituição estadual na Capital, enquanto os demais candidatos foram remanejados para o campus da Unisul em Palhoça.

Conforme o item 9.3.1 do edital da seleção, a coordenadoria “reserva-se o direito de, na hipótese de força maior, conveniência administrativa ou falta de locais adequados, realizar as provas objetivas e a prova de redação em outras cidades próximas”.

O setor recomenda aos candidatos que confiram os horários de transporte coletivo para os locais de prova e, se possível, façam o trajeto um dia antes para conhecê-lo melhor.

Portões e materiais

Os vestibulandos deverão estar nos locais com 30 minutos de antecedência pelo menos e, para entrar nas salas, levar o documento original de identidade atualizado e em perfeito estado de conservação.

Os portões serão fechados dez minutos antes do início das provas. Quem chegar depois dos horários definidos não poderá fazer o vestibular, independentemente dos motivos alegados.

Para a realização das provas, os candidatos precisarão se apresentar com caneta esferográfica fabricada em material transparente com tinta de cor azul ou preta. Outros pontos sobre materiais permitidos e proibidos podem ser consultados no item 10 do edital.

Cursos mais procurados

Oferecida em Florianópolis, Fisioterapia está em primeiro lugar entre os cursos na relação geral do Vestibular de Verão da Udesc (confira a lista), com 48,17 candidatos por vaga.

As duas posições seguintes são da Medicina Veterinária, em Lages, com 36,06, e do Design Gráfico, em Florianópolis, com 30,20. A lista dos cinco cursos mais procurados é completada pelo Bacharelado em Educação Física, em Florianópolis, com 24,95, e pela Engenharia Mecânica, em Joinville, com 20,70.

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), pois exigem também uma prova de habilidade específica.

A Udesc manterá o sistema de cotas por meio do Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas, sendo 20% para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Além da relação geral, é possível conferir os índices de vaga para não optantes de cotas, para candidatos negrose para alunos que fizeram ensino médio em escola pública.

Conteúdo, gabarito e resultado

A Coordenadoria do Vestibular recomenda a todos os candidatos a leitura do edital, do programa das disciplinas, das obras literárias e do calendário do vestibulando.

Na manhã de domingo, os candidatos terão de responder 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). À tarde, haverá redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

O caderno das provas e o gabarito serão divulgados a partir das 20h30 de domingo, enquanto a lista dos aprovados na primeira chamada será publicada em 13 de dezembro. As aulas começarão em fevereiro.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), que estará de plantão neste fim de semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h no sábado e a partir das 7h no domingo. Os contatos são: telefones (48) 3664-8089, 8090, 8091 e 8092, e e-mail [email protected].

Pin It
Você gostaria de comentar?