Trecho do rio Itajaí-Açu passará por dragagem entre Rio do Sul e Lontras

IMG_6129

A Secretaria de Estado da Defesa Civil está iniciando o projeto de dragagem e desassoreamento do leito de cerca de 21 quilômetros do Rio Itajaí-Açu, entre o bairro Bela Aliança em Rio do Sul, até o município de Lontras. O projeto executivo está em elaboração, assim como os estudos para os locais de depósito do material retirado do rio, o chamado “bota-fora”,

O secretário da pasta, Rodrigo Moratelli, esteve nesta segunda-feira com o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, e de Lontras, Marcionei Hillesheim, para apresentar o projeto e sugerir ideias para colocação deste material.

A areia, rochas e vegetação retirados do fundo do rio podem ser aproveitados pelas prefeituras. Após os locais serem identificados pelos municípios, com respectiva aprovação ambiental, a Defesa Civil do Estado deve atualizar o projeto para licenciamento ambiental.

“Este é um projeto definido pelos municípios, que poderão escolher áreas onde é possível realizar aterros ou até mesmo ocupar o material para realização de serviços”, destacou o secretário Moratelli. A meta é que o projeto de dragagem seja aprovado e licitado até o final de 2017.

Clóvis Eduardo Cuco
Pin It
Você gostaria de comentar?