Símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher chega em Rio do Sul

Ônibus Lilás - Divulgação

Rio do Sul receberá na semana que vem o Ônibus Lilás, símbolo do Programa “Mulher: Viver Sem Violência” do Governo do Estado. O veículo estará na cidade nos dias 14 e 15 (quinta e sexta-feira), estacionado em frente a sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) de Rio do Sul. Durante a estadia, ações que visam disseminar os direitos das mulheres serão realizadas no local.

Para que as atividades aconteçam, a SEADES conta com o apoio de parceiros. A secretária da pasta, Danielle Zanella, explica que órgãos de segurança pública, sindicatos e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estarão no Ônibus Lilás passando orientações para o público feminino. “Informações sobre comportamento abusivo, assédio moral e situações de violência serão repassadas para que nossa população saiba identificar esses fatos”, explica.

A Secretaria de Saúde (SMS) estará no local para prestar orientações e oferecer serviços. Um grupo de mulheres que foram vítimas de violência, formado pela SEADES, também participará das atividades e deve servir como referência para que outras mulheres se encorajem a denunciar abusos.

A ideia é que o veículo seja utilizado como um espaço de palestras e ações educativas, que visam o fim da violência contra a mulher. “A vinda do Ônibus Lilás para Rio do Sul destaca todos os serviços do município voltados à proteção da mulher e busca reforçar que comportamentos abusivos não podem ser aceitos”, enfatiza a secretária.

O Ônibus Lilás irá funcionar na sede da SEADES – rua Verde Vale, bairro Canta Galo – das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. As atividades são abertas ao público.

Sindréia Nunes

Pin It
Você gostaria de comentar?