SESI abre inscrições para torneio de robótica da FIRST LEGO League

first-fll-hydro-dynamics17-color

Estudantes de 9 a 16 anos interessados em participar da maior competição de robótica do mundo já podem se inscrever no torneio FIRST LEGO League (FLL), promovido em parceria com o SESI, entidade da FIESC. Nesta temporada – Hydro Dynamics – as equipes precisarão encontrar soluções para busca, transporte, exploração e descarte da água. As inscrições podem ser feitas no site e a etapa regional (Santa Catarina) ocorre em Joinville, nos dias 24 e 25 de novembro.

Quatro categorias serão avaliadas: projeto de pesquisa, desafio do robô, design do robô e core values. No projeto de pesquisa, cada equipe precisa identificar um problema relacionado ao uso da água. A partir daí, as equipes apresentam uma solução inovadora para o problema. No desafio do robô, os estudantes colocam os robôs de LEGO para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, há atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água.

Os robôs que cumprem essas missões, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria design do robô. Os juízes levam em conta, entre outras coisas, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além de estratégia e programação. Na categoria core values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe.

Como participar – Os times podem ter até 10 integrantes, sendo de uma mesma escola, clube, ou grupo de amigos, na chamada equipe de garagem. Os jovens precisam ser liderados por até dois técnicos adultos. As melhores equipes da etapa regional garantem vaga para o Torneio Nacional de Robótica, que será realizado de 16 a 18 de março de 2018, em Curitiba (PR).

Pin It
Você gostaria de comentar?