Secretaria de Saúde de Ibirama desenvolve Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo

Faixa tabagismo 1

Com o objetivo de dar oportunidade aos fumantes que desejam parar de fumar, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo. O projeto, que é coordenado pelo enfermeiro David Wiese, auxilia gratuitamente os fumantes com tratamento de terapia em grupo e, quando indicado, com auxílio medicamentoso.

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 19:30h, na Unidade de Saúde do Bairro Ponto Chic. “Para participar, o paciente deve nos procurar no Posto de Saúde, onde vai passar por uma avaliação” disse o coordenador David.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria da Graça Feijó, incentiva a participação de todos os fumantes: “qualquer pessoa pode participar deste programa, desde que tenha a vontade de largar o cigarro”.

Mais informações podem ser obtidas no telefone 3357-4487.

31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

Dia 31 de maio, sexta-feira, é o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, no ano de 1987. Em Ibirama, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende chamar a atenção dos fumantes e conscientizar a comunidade com a colocação de cartazes pela cidade, com os dizeres:

“31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco. A Secretaria de Saúde de Ibirama oferece tratamento: se você deseja parar de fumar, vá até um Posto de Saúde mais próximo e informe-se! Apague o cigarro, antes que ele apague você”.

Segundo a OMS, a cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem por fatores atribuídos ao tabaco. A estimativa é de que em duas décadas o número aumente para 8 milhões, com 80% dos óbitos em países com menor renda.

A OMS alerta: “O tabaco mata mais que tuberculose, Aids e malária juntas”. No Brasil, de acordo com dados de 2012 do Inca, 11% das mortes do país são atribuíveis ao tabaco. Entre as provocadas por câncer de pulmão, traqueia e brônquios, 72% deve-se ao tabagismo.

Pin It
Você gostaria de comentar?