Secretaria de Educação de Ibirama firma compromisso com a Parceria Votorantim pela Educação

3

As Secretarias Municipais de Educação de Ibirama, Apiúna e Lontras, firmaram na sexta-feira, 24, uma parceria junto ao Consórcio Empresarial Salto Pilão – CESAP, por meio do Instituto Votorantim – IV no projeto denominado Parceria Votorantim pela Educação – PVE.

Trata-se de iniciativa inédita no Vale do Itajaí, onde o CESAP, responsável pela Usina Hidrelétrica Salto Pilão, através de equipe técnica do Instituto Votorantim, implantará ações para contribuir com a melhoria da educação pública nestes municípios, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

O evento de adesão e treinamento ao projeto aconteceu no Novotel, em São Paulo, onde as secretárias de educação, representaram os municípios de Ibirama, Apiúna e Lontras, dentre os 56 de 16 estados selecionados para o PVE.

A secretária de Ibirama Marilene Collet Krause participou do acontecimento e acredita que esta parceria favorecerá a atuação eficiente dos gestores educacionais e escolares, a melhoria da gestão pedagógica e da aprendizagem, o fortalecimento dos conselhos escolares mobilizando as famílias, promovendo a integração da escola com a comunidade.

O projeto é desenvolvido pelo IV e realizado em parceria com empresas do Grupo. O PVE busca contribuir para a melhoria da educação pública das redes municipais que atendem o público do ensino fundamental (1º ao 9º. Ano).

A parceria se divide em dois pilares: mobilização social e apoio à gestão das secretarias e escolas, sendo a formação dos diretores uma das ações realizadas ao longo de quatro anos nos municípios. O programa tem apresentado significativos resultados onde foi implantado. Outra vertente adotada pelos gestores do PVE é o engajamento dos familiares dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Além da atuação nos municípios, o PVE foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social compartilhada e replicada pela ONU e reconhecido como uma das 50 melhores iniciativas de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil.

Sheyla Germano

Pin It
Você gostaria de comentar?