Jaraguá do Sul – Saúde: Especialidades como cardiologia e angiologia estão agilizando os atendimentos

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul está diminuindo as filas de espera de pacientes para consultas e cirurgias das especialidades de cardiologia e angiologia pelo SUS. No caso da primeira especialidade, cardiologia, após parceria firmada em setembro do ano passado com o Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul (PR) – vizinho de Curitiba, a fila de 30 cirurgias cardíacas de Jaraguá do Sul zerou. Também os 145 procedimentos de cateterismo agendados foram realizados.

Duas equipes do hospital, com médicos especialistas na área, estão atendendo os pacientes de Jaraguá e recebendo os recursos através do governo federal. O município arca com o transporte dos pacientes. A diretora de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Cristiane Haffermann Wille, explica que a parceria foi firmada depois que a Secretaria da Saúde soube de alguns pacientes cardíacos jaraguaenses que foram atendidos naquele hospital e entrou em contato com a equipe da instituição.

Agora o desafio é atender a demanda de mais de três mil consultas da especialidade de cardiologia. Além das cirurgias cardíacas, a parceria com o Hospital Angelina Caron também inclui oferta de consultas com especialistas – 15 consultas diárias – que começaram a ser feitas em abril deste ano. A expectativa é de que a demanda de consultas seja atendida nos próximos meses. A Policlínica de Especialidades Médicas de Jaraguá do Sul (Centro Vida) conta atualmente com quatro médicos cardiologistas e um médico cardiologista pediátrico e necessitaria de mais profissionais para atender a demanda. “Falta oferta de profissional para a área”, afirma a diretora. Com relação a cirurgias cardíacas, o município não pode realizá-las, pois não tem o devido credenciamento.

Angiologia – varizes

Outra especialidade que está diminuindo a fila de espera para cirurgias é a angiologia, especialidade que cuida dos problemas e complicações das varizes. Em fevereiro deste ano havia 385 pacientes a espera de uma cirurgia de varizes pelo SUS. De lá para cá foram realizadas 83 cirurgias, algumas em Jaraguá do Sul, outras em Luís Alves, mas a maioria no hospital de Angelina, na Grande Florianópolis, após contato da secretaria com a instituição. Este hospital foi conveniado depois do pedido de parceria por parte de Jaraguá do Sul e a instituição recebe recurso do estado pelo programa de mutirão de cirurgias. A Secretaria da Saúde fornece o transporte aos pacientes, tanto para a cirurgia quanto para a consulta pré e pós-cirúrgica.

Atualmente a Policlínica de Jaraguá do Sul conta com apenas um angiologista. “Foi aberto concurso público diversas vezes para a contratação do profissional especialista, mas não houve inscritos para a vaga”, justifica a diretora de Média e Alta Complexidade, Cristiane Wille.

 

PMJS

Foto: Ilustrativa

Pin It
Você gostaria de comentar?