Confirmado primeiro caso de gripe A em Joinville

A Vigilância Epidemiológica de Joinville confirmou o primeiro caso de gripe A (vírus H1N1) deste ano. A pessoa infectada pelo vírus da gripe A é uma mulher de 56 anos, doente crônica  – com Diabetes Melittus e problemas cardiovasculares – , que está internada na UTI do Hospital Municipal São José. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Débora Galles, a paciente deu entrada no hospital em 28 de abril, já apresentando os sintomas do vírus.

“No dia em que a paciente foi internada, ela já foi medicada e houve a realização da coleta de secreção de oro nasofaringe para confirmar a presença do vírus. Mandamos a coleta ao Lacen (Laboratório Central, em Florianópolis), que confirmou o caso de Influenza H1N1, na última quinta-feira (2/5)”, detalha a enfermeira.

A paciente internada com o vírus H1N1, doente crônica, faz parte do grupo prioritário que deve procurar a vacina em uma das 55 unidades de saúde ou na Sala de Vacinação Central, na rua Itajaí, durante o horário de funcionamento das unidades. Além dos doentes crônicos, idosos, gestantes (em qualquer período da gravidez), mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças de seis meses a menores de dois anos e profissionais de saúde também integram o grupo mais propício a ser infectado pelos diferentes vírus da gripe. O público-alvo tem até esta sexta-feira (10/5) para ser imunizado gratuitamente, data em que encerra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Dados da Vigilância Epidemiológica Estadual informam que, no ano passado, 23 pessoas tiveram casos confirmados de Influenza H1N1, quatro pessoas foram detectadas com outro tipo de Influenza e 69 casos de gripes tiveram origem por outros agentes no município. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Joinville, Aline Costa da Silva, afirma que, como o vírus da gripe pode estar em qualquer lugar, uma das maneiras de combatê-lo é cultivando hábitos de higiene. “A transmissão do vírus começa antes de aparecerem os sintomas da gripe. Proteger-se contra o frio e lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis, no caso de espirros e tosses, são medidas fundamentais”, adverte.

Mais de 20 mil pessoas ainda precisam procurar a vacina até a próxima sexta-feira (10/5) para que Joinville atinja a meta de imunizar 88.122 pessoas (80% do público-alvo). Segundo o setor de Imunização, até a última sexta-feira (3/5), 67.450 joinvilenses foram vacinados, ou seja, 61,23% do total de 110.152 pessoas do público-alvo.

 

Dados do setor de Imunização de Joinville até 3/5/13.

Pessoas que devem receber a vacina: 110.152 – 100%

Doentes crônicos imunizados: 16.165 – 43,3%. Total: 37.336

Idosos imunizados: 35.354 – 76,23%. Total de idosos: 46.378

Pin It
Você gostaria de comentar?