Saúde faz mutirão de exames para zerar filas em Salete

002

A secretaria de saúde de Salete lançou em janeiro o mutirão de exames para atender os pacientes da rede pública. A ação que se estenderá até nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, tem como objetivo zerar a fila de espera por exames de baixa complexidade.Segundo o secretário de saúde, Claudir Pires de Moraes, havia exames em atraso de seis até sete meses. Para atender a demanda, uma equipe da secretaria rastreou as pessoas e telefonou para quem estava na fila de espera. “Chegamos a realizar a coleta de até 40 pessoas por dia, e já totalizamos pouco mais de sete mil exames ofertados aos Saletenses”.

Conforme dados, em torno de 98% das pessoas com exames represados já foram atendidas na sede da secretaria de saúde, em anexo ao Hospital e Maternidade Santa Terezinha, no bairro São Cristovão. “Não atingimos a totalidade, pois penso que talvez alguns não tiveram conhecimento do mutirão. Contudo, vamos atendê-los assim que vierem nos procurar”, explicou Claudir.

O senhor Valtamir João da Cruz, 61 anos, aguardava há quatro meses para fazer um exame de baixa complexidade e ficou contente com a ação. “Ouvi a divulgação que seria feito o mutirão e vim pra cá. Fico feliz com o novo jeito de prestar este atendimento para nós, é muito mais digno e cômodo pra quem precisar”.

A desburocratização do processo da liberação dos exames de baixa complexidade é outra novidade. Segundo o secretário Claudir Pires de Moraes, desde o mês de janeiro, os médicos dos postos de saúde consultam os pacientes e havendo a necessidade eles já são encaminhados, em no máximo três dias, para fazer no laboratório credenciado pelo município.

Odair José Ferreira

Pin It
Você gostaria de comentar?