Santa Terezinha recebe Centro de Referência de Assistência Social

Cras Santa Terezinha

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), e da Agência de Desenvolvimento Regional de Taió, entrega nesta quarta-feira, 20, às 10h30, a nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Santa Terezinha. No total serão 117 novas unidades (89 Cras e 28 Creas), que integram o Pacto pela Proteção Social com investimento total de R$ 34 milhões.

A obra teve investimento de R$ 385.782,96 e foi construída em terreno cedido pela prefeitura. A gestão do equipamento será de responsabilidade da Assistência Social do município com equipe de assistentes sociais, psicólogos e, eventualmente, advogados. “É uma obra muito aguardada, uma conquista para população. Nós estamos pagando aluguel, mas agora teremos um espaço próprio”, lembra o prefeito Valdecir Ferens.

Cada Cras tem, em média, 169 metros quadrados e será entregue pelo Estado completamente mobiliado. O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com objetivo de prevenir ocorrências de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou privação como ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras.

“Estamos atendendo em um local improvisado. O novo espaço é amplo e adaptado com acessibilidade, oferecendo maior qualidade e conforto para a população e para os profissionais que atuam na unidade”, destaca a coordenadora do Cras, Elisangela Teczak.

O município tem 8.864 habitantes e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Terezinha é de 0.669. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município.

Pin It
Você gostaria de comentar?