Saletenses participam da segunda Caminhada pela Paz

DSC02741

Com faixas, cartazes, balões e camisas brancas cerca de 800 pessoas pediram uma sociedade sem violência, com respeito e igualdade a todos. A segunda edição da Caminhada pela Paz uniu a comunidade escolar, órgãos públicos e grupos organizados do município de Salete.

A manifestação foi organizada por escolas do município e contou com o apoio da Prefeitura por meio de secretarias municipais. A prefeita Solange Schlichting (Chica), participou de todo o evento. Segundo a secretária de educação, cultura e desporto, Joana Demori, o movimento teve grande participação e foi sucesso.

“A Caminhada da Paz atingiu os objetivos e teve um momento de harmonia e alegria entre os participantes. O envolvimento de todos resultou em uma ação de sucesso. Tenho certeza que quem participou levou consigo uma lição de vida. Sinto-me muito feliz em participar deste movimento, foi emocionante e superou nossas expectativas”, finalizou.

A caminhada teve concentração e saída às 8h, na Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura. No percurso que seguiu destino até as dependências do Santuário de Nossa Senhora da Salete foram reproduzidas músicas relacionadas à paz.

Na chegada ao Santuário, alunos e a comunidade foram recepcionados com um café e para encerrar a programação um padre e um pastor deixaram mensagens sobre o resgate de valores, solidariedade, união e convívio familiar. Todas as fotos do evento podem ser acessadas no www.salete.sc.gov.br.

Projeto sobre a Paz

O projeto tem como principal objetivo despertar na criança e no adolescente a consciência de uma convivência em uma sociedade sem violência, com respeito, igualdade, direitos, deveres, promovendo uma cultura de paz e harmonia.

A Escola de Educação Básica Guilherme André Dalri vem apresentando práticas do projeto. As ações englobam palestras que reforçam os valores humanos e conscientizam para a formação de cidadãos com atitudes positivas. Em parceria com o SESC, os alunos já discutiram pontos sobre o Bullying e Ciberbullying, elencando a necessidade de controle e cuidados com as publicações e postagens nas redes sociais.

Já a Escola Ensino Fundamental Bernardo Rohden e o Centro Educacional Prefeito Affonso Rohden vem trabalhando com textos, palestras e a construção de materiais visuais para expor tanto na escola, quanto na cidade. Os alunos da educação infantil também realizam atividades em sala de aula.

O projeto sobre a paz terá continuidade durante todo o ano letivo, com ações que envolvem desde os alunos menores do ensino fundamental até o ensino médio.

Odair José Ferreira

Pin It
Você gostaria de comentar?