Rio do Sul será sede do 1º Fórum das Cooperativas do Alto Vale

O 1º Fórum das Cooperativas do Alto Vale abordará os temas: cenário econômico, cooperativismo e indicadores regionais. “Temos o propósito de divulgar o Núcleo de Cooperativas para fortalecer o cooperativismo e o associativismo no Alto Vale. Além disso iremos divulgar os números do cooperativismo na região”, conta o coordenador do Núcleo de Cooperativas da ACIRS, Ricardo da Silva.

O evento será realizado na Sala Nobre da Unidavi, no dia 03 de setembro, das 8h30 às 13h30. O Fórum contará com a participação de Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do economista, Otto Nogami.

Freitas, natural de São Paulo, é agropecuarista e cooperativista há mais de 20 anos. Sua contribuição para o desenvolvimento do cooperativismo teve destaque na gestão frente à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), entre 1997 e 2001, como representante máximo do setor, no exercício de presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e também do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2001. Freitas é graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).

Nogami é economista pela FEA/USP, tem MBA em Finanças pelo IBMEC Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, é Mestre em Economia pela Universidade Mackenzie, e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Fez cursos de especialização e aperfeiçoamento no Local Autonomy College – Ministry of Internal Affairs and Communications (Tóquio, Japão), na Harvard Business School (Boston, EUA) e na Darden Business School da Universidade da Virgínia (Charlottesville, EUA). Nogami é gestor de fundos de investimentos, consultor de empresas e membro de conselhos de administração, técnicos, consultivos e editoriais. Professor em programas de educação executiva. É co-autor dos livros Recursos e desempenho dos programas de formação de mão-de-obra (Nobel/MTb, 1985), Fundamentos de economia (Terra, 1994), Princípios de economia (Cengage Learning, 2012, 6 ed.), Princípios de economia – livro de exercícios (Thomson-Pioneira, 1999), Dinâmica da economia mundial contemporânea (Scortecci, 2003) e Latin American business cultures (New York: Pearson, 2005; London: Palgrave Macmillan, 2011), e autor dos livros Não seja o pato do mercado financeiro (Avercamp, 2004) e Economia (IESDE, 2007). Palestrante, conferencista e autor de mais de uma centena de artigos e trabalhos acadêmicos.

Durante o fórum também será divulgado o resultado de uma pesquisa com informações socioeconômicas das cooperativas da região. O ingresso custa R$ 100,00, com almoço incluso, no Restaurante Concórdia, em Rio do Sul. O evento é exclusivo para os dirigentes das cooperativas nucleadas.

Pin It
Você gostaria de comentar?