Rio do Sul: Saúde desenvolve projetos para incentivar a realização de atividades físicas

Projetos NASF (1)

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), desenvolve quatro projetos. Segundo a fisioterapeuta e coordenadora do núcleo, Paula Pierezan dos Santos, as atividades são feitas de acordo com necessidade de cada bairro.

O projeto Renovar é voltado ao público com problemas na coluna. Pacientes que tem indicação médica para tratamento especializado tem à disposição uma equipe técnica na Academia da Saúde, na Praça Idalício Elias Vieira, no bairro Laranjeiras. O projeto tem atividades duas vezes por semana sempre às terças e sextas-feiras, no início da manhã, por pelo menos 12 semanas consecutivas.

Atualmente há 20 participantes e aqueles pacientes que quiserem participar do novo grupo que começa em agosto, podem fazer a solicitação aos médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do bairro onde reside.

Os exercícios disponibilizados são acompanhados de fisioterapeuta e educador físico, além de complemento com apoio de nutricionista e psicólogo. Os participantes recebem uma cartilha de orientação sobre os cuidados com a coluna, dicas de saúde e exercícios para fazer em casa.

Além do projeto Renovar, O NASF desenvolve o Projeto Despertar, que oferece apoio psicológico, nutricional e atividades físicas a servidores de 16 ESFs do município. A proposta da Secretaria de Saúde é desenvolver este projeto a todos os funcionários públicos municipais.

Outra atividade desenvolvida pelo NASF em algumas unidades de saúde é o Projeto Revelar, que busca resgatar a autoestima dos idosos através de um ensaio fotográfico, proporcionando a eles uma melhor qualidade de vida. Além das fotos, é feito uma confraternização.

A secretaria Sueli de Oliveira destaca que os projetos estão abertos para toda a comunidade, valorizando a atividade física, a integração e trocas de experiências. “Devemos incentivar as pessoas realizarem atividades físicas de maneira constante, principalmente os idosos”, afirma Sueli

Na Academia da Saúde todas as segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 19h30, é oferecido o treinamento funcional. Para participar basta apresentar um atestado médico e responder um questionário de aptidão física aplicado pelo professor. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do telefone (47) 3531-1462.

Ananda Maiara Back

Pin It
Você gostaria de comentar?