Rio do Sul: Projeto de recuperação total da ponte Viriato Alves Garcia está em elaboração

Ponte Viriato Alves Garcia FOTO Sindréia Nunes PMRS

A Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) da Prefeitura de Rio do Sul trabalha na elaboração do projeto de recuperação da ponte Viriato Alves Garcia, que liga o Centro ao bairro Canoas. A estrutura não terá mais a pista e passeio de madeira, e sim de aço, material mais leve e resistente. Até o início da reforma total, o município realiza manutenções constantes na passagem.

O secretário da SEINFRA, Fábio Alexandrini, explica que, com a substituição da madeira pelo aço, a ponte terá cinco toneladas a menos. “O aço é um material mais caro, porém muito mais durável, o que vai dar mais segurança para quem transita pelo local e gera menos custos de manutenção”, reforça.

A ponte continuará tendo uma única pista de rolamento – com semáforos regulando o fluxo – que terá espécies de canaletas para determinar o espaço de passagem dos veículos. De acordo com Alexandrini, este recurso é mais uma forma de oferecer proteção aos motoristas.

O projeto ainda não foi concluído e enquanto a recuperação completa não inicia, a Prefeitura segue fazendo reparos frequentes na ponte. Na noite de terça-feira (28) colaboradores da Diretoria de Obras realizaram a troca de tábuas da pista.

“Vamos dar todas as condições de trafegabilidade e segurança para que a população possa fazer uso da passagem. Estamos atentos a estrutura e, conforme surgirem as necessidades, faremos os trabalhos de manutenção”, enfatiza o secretário.

Alexandrini diz ainda que é fundamental que os motoristas respeitem o limite de velocidade da ponte Viriato Alves Garcia que é de 20km/h. Além disso, os motociclistas precisam transitar sobre o espaço determinado para a pista de rolamento, como forma de prevenção de acidentes.

Sindréia Nunes

Pin It
Você gostaria de comentar?