Rio do Sul: Prefeitura lança programa Olhar para o Futuro na rede municipal de ensino

IMG_6808

Cerca de 3,1 mil alunos da rede municipal de ensino de Rio do Sul terão direito a exame oftalmológico gratuito na própria unidade de ensino, oferecido através de uma parceria entre a Prefeitura de Rio do Sul e o Lions Clube Bela Aliança. O Programa  Olhar Para o Futuro, foi criado para atender crianças do ensino fundamental com exame preliminar, com auxílio de especialistas, e posterior encaminhamento para consulta mais detalhada e possivelmente entrega de um óculos.

A primeira etapa deste novo programa acontece no sábado (24), durante a segunda edição do Programa Saúde em Dia, que será uma manhã de atendimentos médicos especializados para as comunidades dos bairros Santa Rita, Navegantes, Rainha e Valada São Paulo. O evento será no Centro Educacional Ricardo Marchi, no Santa Rita, das 8h às 12h.

Neste evento de sábado o exame oftalmológico ficará disponível para os alunos do CE Ricardo Marchi. O calendário de visitas nas unidades será divulgado em breve pelas Secretarias de Educação (SEDUC) e Saúde (SMS), parceiras do programa.

O acordo de parceria foi assinado na manhã desta segunda-feira (19), quando o prefeito Thomé e o vice Paulo Cunha, definiram um roteiro de trabalho junto com o representante do Lions Clube, Udo Francisco Spaeth. A parceria deve envolver ainda alguns oftalmologistas que não pertencem ao SUS ou óticas da cidade. “Vamos cuidar para que cada criança que precise de óculos, possa ter um produto de qualidade e específico para seu problema”, comentou o prefeito Thomé.

Programa Saúde em Dia deve reduzir fila de espera em exames

As consultas oftalmológicas no Santa Rita fazem parte da programação do Saúde em Dia, que acontece no sábado (24) no Centro Educacional Ricardo Marchi. Equipes médicas da Secretaria de Saúde estarão no local a partir das 8h para atendimento de consultas especializadas de pacientes dos bairros Santa Rita Navegantes, Rainha e Valada São Paulo.

As consultas serão de clínica geral, neurologia, cardiologia, urologia, pediatria, além de nutrição, psicologia, odontologia e vacinação. Serão oferecidas orientações da vigilância sanitária e epidemiológica, farmácia, autorização de exames, além de atividades educativas, recreação para as crianças e palestras preventivas para jovens e adultos.

Boa parte das especialidades terão a fila de espera zerada. Em outras, a demanda será reduzida pelo grande volume de atendimentos necessários, dando mais condições para os próximos agendamentos.

A secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, ressalta que os pacientes com exames especializados estão sendo comunicados sobre o atendimento. A demanda de atendimento é apenas aquela em que o exame está sendo agendado.

 

 

Clóvis Eduardo Cuco

 

Pin It
Você gostaria de comentar?