Rio do Sul – Guarda Municipal celebra seis anos de atuação

gmrs2

Servir e proteger! Este é o lema adotado pela Guarda Municipal de Rio do Sul, que em 2014 completa seis anos de atuação. Com objetivo de celebrar a data, será realizada na noite de terça-feira (25), na sede da Assessoria Especial de Defesa do Cidadão, uma cerimônia comemorativa.

Na ocasião serão homenageados os Amigos da Guarda e serão lembrados com a entrega de honra ao mérito, o primeiro Assessor Especial de Defesa do Cidadão e o primeiro Comandante da corporação. Durante a solenidade será apresentado o Guarda Destaque.

De acordo com o prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, a criação da corporação foi um avanço para a segurança pública do município. “A Guarda Municipal tem estado presente e garantido a segurança dos rio-sulenses em cada vez mais espaços e nas mais diversas situações. É necessário, portanto, que sejam pensadas mudanças, adequações e melhorias”.

Para isso, em 2013 a Prefeitura de Rio do Sul recuperou toda a frota de veículos e adquiriu diversos materiais para o exercício das funções. Além disso, foram realizados encaminhamentos para aquisição de novos uniformes e a reorganização dos turnos de trabalho, que após apresentarem bons resultados, serão mantidos em 2014.

A Guarda Municipal de Rio do Sul foi criada pela lei complementar nº 160 de 20 de outubro de 2006. Porém, suas atividades foram iniciadas após o curso de formação de Guardas Municipais na Academia da Polícia Civil (Acadepol), que iniciou em março de 2008, sendo finalizado em junho do mesmo ano.

O curso abordou as disciplinas de direito penal, processual penal, direitos humanos, primeiros socorros, sociologia, direção defensiva e tática, legislação de trânsito, proteção patrimonial, entre outras disciplinas necessárias para a função de segurança pública.

Em 2014 a Prefeitura de Rio do Sul intensificou a realização de cursos de capacitação aos agentes. “As capacitações, iniciadas em fevereiro com o curso de defesa pessoal, devem se estender até novembro com abordagens referentes à leis, normas e condutas, atendimento ao cidadão e primeiros socorros, posturas e funções da GMRS, entre outras”, afirmou o chefe de Gabinete Eduardo Rinnert Schulze.

É competência da Guarda Municipal de Rio do Sul atuar no apoio aos serviços municipais; proteção do patrimônio público e das áreas públicas; fiscalização e orientação de trânsito; rondas escolares; rondas ostensivas em parques e praças; prisões em flagrante delito; abordagens a dependentes químicos e encaminhamento a Secretaria de Assistência Social e Habitação; apoio aos diversos órgãos de segurança pública e segurança de diversos eventos e festividades municipais. Atualmente a GMRS conta com 24 agentes e uma frota de nove viaturas, sendo quatro automóveis e cinco motocicletas.

Pin It
Você gostaria de comentar?