Rio do Sul – Gestantes recebem primeiras instruções

A noite de quarta-feira (20) foi de algumas descobertas para o casal Vanessa Beatriz Reich e Ademar Krause e outros cerca de 50 futuros papais e mamães. Eles participaram do primeiro encontro do Curso de Gestantes, realizado no Centro de Atendimento a Mulher (CAM), em Rio do Sul.

Ademar e Vanessa estão à espera do primeiro filho e assim que a agente de saúde fez o convite eles decidiram se inscrever no curso. “É uma fase diferente e precisamos estar preparados. Apesar de conversar com outras pessoas da família que já têm filhos, essas informações mais técnicas são muito importantes”, ressaltou Vanessa.

O primeiro tema, abordado pela enfermeira Cristiane Stedile, foi o “Pré-Natal”. Ela detalhou que o programa envolve toda a família e que o momento requer alguns cuidados em relação à saúde. “Gravidez não é doença, porém a gestante deve se prevenir contra elas. É um ato de amor ao bebê, que é tão desejado. Nessa fase a mulher fica mais frágil, com a imunidade mais baixa, uma das medidas necessárias é manter a vacinação em dia”, explicou Cristiane.

Em 2013 um tema novo foi incluído no cronograma do curso e abordado já no primeiro encontro, “O Homem e a Gestação”. De acordo com a enfermeira e coordenadora do CAM, Maquerli Stefani Silva, que falou sobre o assunto, a medida atende a participação dos pais. “Como muitos homens acompanham as esposas, pensamos em algo mais voltado ao papel deles nessa nova experiência”.

Durante a gestação e após o nascimento da criança, “a mulher precisa muito do apoio do parceiro, necessita que ele passe segurança a ela, devido a tantas mudanças que se apresentam e que estão por vir. Essas mudanças acontecem tanto para um como para o outro e é preciso saber administrar da melhor maneira possível”, ressaltou Maquerli.

Representantes da Casa da Amizade, uma das parceiras do evento, estiveram no primeiro encontro e destacaram que farão a entrega de enxovais para bebês a todas as mães que concluírem o curso.

Também são parceiros da Secretaria de Saúde e do CAM, a Unimed, Farmácias Gemballa, Foto Bolinha e Doce & Companhia.

O próximo encontro será na quarta-feira (27), no mesmo horário e local. Os assuntos previstos para apresentação são as “Mudanças Fisiológicas na Gestação” e “Amamentação I”.

Pin It

Comentários estão fechados.