Rio do Sul firma acordo para ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil

Prefeito José Thomé

A prevenção e a erradicação do trabalho infantil foram temas de audiência pública em Rio do Sul. Durante o encontro, na noite de quarta-feira(28), a Prefeitura Municipal e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região assinaram um termo de cooperação.

A parceria prevê a distribuição de cartilhas informativas e de conscientização, a execução de atividades de sensibilização sobre o tema nos serviços socioassistenciais, a visitação de crianças e adolescentes ao Fórum Trabalhista de Rio do Sul, além de palestras para esse público, principalmente aos menores em situação de vulnerabilidade.

O termo foi assinado pelo prefeito José Thomé, o juiz do trabalho titular da 2ª Vara do Trabalho de Rio do Sul, Leonardo Frederico Fischer, e a desembargadora do trabalho, Maria de Lourdes Leiria – corregedora e gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O juiz, que é também membro do comitê gestor do programa, fez uma apresentação para o público, formado por cerca de 80 servidores da área da educação, assistência social, cultura, saúde e comunidade.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Danielle Cristina Zanella Radke, que também assinou o termo, destacou a importância de ações do município na área. O evento serviu também para a apresentação do Plano de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) 2015-2017 pela técnica do programa, Juracy Maria Sachetti dos Santos.

Rio do Sul mantém a Comissão Interssetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que integra o PETI. O grupo se reúne regularmente para definir e executar ações na área e definiu que as próximas atividades devem focar a identificação de situações de trabalho infantil e mais ações de formação de agentes para esse fim.

Tiago Amado

Pin It
Você gostaria de comentar?