Rio do Sul: Em 2018, unidades de ensino infantil de Rio do Sul reabrem no dia 3 de janeiro

Pelo menos 30 unidades de ensino infantil de Rio do Sul estarão abertas a partir de 3 de janeiro do ano que vem para atender os filhos de quem eventualmente precise trabalhar. O atendimento logo nos primeiros dias de 2018 faz parte do Programa CEI 12 Meses, instituído pela prefeitura como forma de ajudar as famílias e os trabalhadores.

A decisão de abrir praticamente todas as unidades foi anunciada pelo prefeito José Thomé e pela secretária de Educação, Janara Mafra. O maior ponto de discussão até então eram as férias de professores e demais servidores, já que uma parte da equipe permanecerá de plantão para atendimento.

Novas contratações estão sendo estudadas para o período para dar conta da demanda que, segundo Janara, não costuma ultrapassar os 30% do total de alunos matriculados no ensino infantil. No início de 2017, por exemplo, a primeira semana foi usada para organização das unidades e, logo após, 20 delas foram abertas como polos.

A experiência com polos não será repetida pois algumas regiões não têm a unidade aberta, exigindo grande deslocamento dos pais para levarem as crianças em janeiro. “Resolvemos abrir as unidades em que a criança está acostumada, pois é lá que ela passa o tempo durante o ano letivo. E isso facilita aos pais pois é mais próximo de casa”, salientou a secretária.

Os pais que já sabem que precisarão trabalhar durante o mês de janeiro devem avisar na unidade onde a criança está matriculada a necessidade do atendimento. Assim a Secretaria de Educação e as unidades poderão se planejar melhor sobre a quantidade de atendimentos necessários.

Atualmente há cerca de 3,3 mil crianças matriculadas no ensino infantil na rede municipal de Rio do Sul. A oferta de vagas foi ampliada ao longo do ano com alguns remanejamentos, com a abertura do CEI Dóres Janke Stupp no bairro Laranjeiras, além da contratação de mais profissionais de educação. O déficit de vagas, que chegou a ser de 500 no início do ano, hoje está em aproximadamente 150. Entretanto, há planos de ampliação já para 2018.

“Temos diversos projetos e os mais imediatos são no CEI Cinderela, no Boa Vista, e também no bairro Rainha. Pelo menos 100 novas vagas devem ser abertas até o ano que vem. Mas estamos estudando outras alternativas para melhorar a oferta para novas matrículas”, explicou Janara.

O prefeito José Thomé ressalta o compromisso dos professores e demais profissionais da educação de Rio do Sul por cooperarem com toda a população que tem filhos e precisa trabalhar no período de janeiro. “É uma grande responsabilidade e que beneficia centenas de famílias. Estamos pensando nos trabalhadores, mas que também devem ter consciência que, se puderem, aproveitem o período de folga com os filhos, pois nada é melhor que o convívio familiar”, observou o prefeito.

Clóvis Eduardo Cuco

Pin It
Você gostaria de comentar?