Rio do Sul cria Plano de Contingência para Desastres

IMG_9421

A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) da Prefeitura de Rio do Sul, estão participando de uma oficina de capacitação da Defesa Civil do Estado, onde será elaborado um Plano de Contingência de Desastres para a cidade.

O evento começou na manhã desta terça-feira (11), no Instituto Federal Catarinense (IFC), em Rio do Sul, com palestra do secretário adjunto da Defesa Civil, Tenente Coronel Fabiano de Souza, e segue à tarde com a palestra do coordenador regional da Defesa Civil, Jaimerson Espíndola. O trabalho continua no município durante toda a quarta-feira (12), com oficinas sobre Planos de Contingência e reunião do colegiado de Defesa Civil.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Moacir Cordeiro, que participa do treinamento, o Plano de Contingência é previamente elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento adverso venha a se concretizar. ” O Plano de Contingência é um dos principais instrumentos municipais de gestão de risco e desastres. Ele é um dos componentes fundamentais da fase de preparação, visando tanto essa fase como a de resposta”, relata Cordeiro. O encontro propende ainda despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos das cheias que afetam a cidade.

O secretário adjunto, Fabiano de Souza, comenta o assunto. “Os seminários são fundamentais, uma vez que visam nivelar e difundir conhecimentos acerca da Defesa Civil. Os Planos de Contingência visam organizar os órgãos envolvidos na prevenção e resposta, permitindo aos gestores a execução de ações planejadas e pré-estabelecidas na ocorrência do desastre, minimizando assim os seus impactos”, completa.

Andrei Walentim

Pin It
Você gostaria de comentar?