Rio do Sul: Centro de Qualificação Profissional (CQP) capacita 240 trabalhadores

panificacao - foto mario daud (21)

O Centro de Qualificação Profissional (CQP) completou três meses de funcionamento em Rio do Sul. O espaço oferece diversos cursos gratuitos para a população que necessita de recolocação no mercado de trabalho. A diversidade inclui: panificação, informática básica, torneiro mecânico, confeitaria, dentre outros. O CQP é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Obra Kolping, no bairro Canta Galo e trata-se de uma dos espaços geridos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Conforme o gestor de programas sociais, Ricardo Pinheiro, o balanço de 2017 soma cerca de 10 cursos em que participaram 240 alunos. Pinheiro ressalta que haverá novas turmas em fevereiro de 2018. “Estamos numa fase de planejamento e mantemos diálogo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Os novos cursos irão permanecer com o mesmo perfil. A definição das capacitações é voltada para entender o que as empresas buscam, em termos de novas contratações. Vamos nos adequar para que o profissional esteja cada vez mais qualificado e apto para o mercado de trabalho”.

A duração dos cursos é relativa. A média de carga horária varia entre 40h a 80h/aula. Atualmente estão em andamento turmas de Panificação, Confeitaria e Salgados. “Um dos diferenciais é que, na programação dos cursos de panificação, salgadeiro e confeiteiro já está incluso o treinamento de manipulação de alimentos. Não há como começar uma turma sem ter a noção sobre o assunto. Os nossos alunos estão à frente de um currículo tradicional oferecido em cursos particulares voltados para o mercado de trabalho”, ressalta Pinheiro.

Serviço

Novos cursos serão ofertados no início de 2018, porém os interessados em se inscrever podem ligar para (47) 3525-4084 e obter mais informações. É necessário que a pessoa seja moradora de Rio do Sul e esteja munida de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

Mário Dáud

 

Pin It
Você gostaria de comentar?