RFCC de Ibirama vai oferecer aulas de artes para mulheres com câncer

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama (RFCC) inicia no próximo dia 29 mais um novo projeto, o Arte na Rede. A proposta das voluntárias é oferecer para as pacientes que enfrentam a doença uma espécie de terapia através da arte. O primeiro encontro acontece à partir das 14h na sede da entidade.

O Arte na Rede será oferecido sempre na última quinta do mês e de acordo com a presidente, Cintia Catafesta Francisco, além de desenvolver novas habilidades através de aulas de teatro, pintura em tela, poesia e modelagem em argila, os encontros devem melhorar a autoestima das mulheres.

Cintia completa dizendo que as aulas serão ministradas pelas próprias voluntárias da Rede Feminina, cada uma em sua especialidade e ao final dos trabalhos será servido um café para as participantes. Para participar as mulheres precisam ter enfrentado e superado um câncer ou ainda estar fazendo tratamento contra a doença.

A psicóloga e voluntária da RFCC de Ibirama, Ângela Veneral, afirma que através da arte, a entidade vai possibilitar que as pacientes trabalhem os seus sentimentos e emoções e que isso deve auxiliar o tratamento contra a doença. “Essas aulas vão auxiliar nos conflitos decorrentes da doença e tratamento e propiciar um espaço de livre expressão, pois a mulher com câncer além de ver as mudanças que ocorrem no seu corpo, tem as modificações da própria imagem corporal e isso reflete na vida afetiva e social”, comenta.

Ela comenta que o momento também será de troca de experiências e reflexão. “Nosso intuito é de que elas ressignifiquem os seus sentimentos, possam experimentar coisas novas, compartilhar experiências e até fazer um desabafo quando ele for necessário”, finaliza.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Rede na casa enxaimel no Centro de Ibirama.

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?