Quatro toneladas de lixo são retirados do rio Itajaí do Sul

201305271133302
Uma grande mobilização, envolvendo a parceria de diversas entidades representativas de Ituporanga, retirou cerca de quatro toneladas de lixo doméstico das margens do rio Itajaí do Sul, na localidade de Vila Nova, na manhã de sábado, 25.
O mutirão de limpeza envolveu cerca de 70 pessoas. A ação foi uma iniciativa da Usina Salto Pilão em parceria com a Prefeitura de Ituporanga, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Grupo Escoteiros Itú-Açu, ONG Mãe D’água, Associações AREMI e ADAGA e Parque Ecológico Ingo Altemburg.
O trabalho é resultante da programação das atividades de educação ambiental, denominada “Rio Itajaí-Açu pede nossa ajuda”, que a Usina Hidrelétrica Salto Pilão desenvolve em vários municípios do Alto Vale. Até o mês de outubro, o objetivo é levar as atividades para nove municípios e envolver cerca de 20 mil estudantes.
Todo o volume de lixo recolhido foi depositado junto a uma área da Prefeitura na própria comunidade de Vila Nova, onde ficará exposto por alguns dias servindo de alerta e conscientização da comunidade.
“Iniciativas de extrema importância como esta terão sempre o apoio da nossa administração. Antes mesmo de ser prefeito sempre estive engajado em entidades que prezam pela preservação do nosso meio ambiente. Agora, como gestor público, me sinto no dever de colaborar ainda mais”, disse o Prefeito Arno Zimmermnn.
No Alto Vale, a poluição ocasionada pelo lançamento indiscriminado de lixo, esgoto e agrotóxicos, além da destruição das matas nas margens e a ocupação irregular do solo são os principais exemplos de descaso com o Rio Itajaí-Açu.
Pin It
Você gostaria de comentar?