Quatro receitas de Dona Emma foram selecionadas para a Etapa Estadual do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar

pnae

O município de Dona Emma foi selecionado para estar participando da Fase Estadual do Concurso Melhores receitas da Alimentação Escolar promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC.

As melhores receitas são escolhidas pelas nutricionistas do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e presidentes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), aonde os participantes são de todo o País. O concurso visa valorizar o papel dos merendeiros na promoção de uma alimentação saudável e adequada nas escolas brasileiras.

As quatro receitas selecionadas de Dona Emma foram: Creme Nutritivo e Frango Assado com aveia, Lasanha de Legumes, Nuggets de Frango com Legumes assado, e Torta de Legumes Coquetel Saudável – Saindo da rotina.

Essas receitas são elaboradas pela nutricionista da Secretaria da Educação, Jane Gehrke, com auxílio das manipuladoras de alimentos das Unidades Escolares do município.

“Isso demonstra a importância das profissionais na produção de uma alimentação escolar de qualidade”, enfatiza a nutricionista Jane Gehrke. O Prefeito Nerci Barp e o vice Nilo Graupner, além da equipe da Secretaria da Educação, da Secretária Suleika Marcílio e da coordenadora da Educação Elisa Beckhauser Graupner parabenizam todas os profissionais pela qualidade dos trabalhos.

Com mais de dois mil inscritos, a segunda edição do concurso já passou pela fase eliminatória, e agora as 1.284 receitas selecionadas passarão pela votação estadual. Assim como na primeira edição, a criatividade é o principal componente dos pratos, que abrangem ingredientes típicos de todas as regiões brasileiras, como o pequi, vinagreira, tucupi, açaí, pinhão e taioba.

Os principais critérios avaliados são criatividade, valorização de hábitos locais e a viabilidade da receita no PNAE – possibilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar.

As receitas escolhidas seguirão para a etapa Estadual e, em seguida, para a etapa nacional, na qual as 15 receitas finalistas serão preparadas e degustadas por um júri composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Pnae. O júri vai apontar, então, as cinco receitas vencedoras do concurso, uma por região. Os campeões receberão um prêmio de R$ 4.800,00 e uma viagem internacional.

Bianca Lima.

Pin It
Você gostaria de comentar?