Professores elaboram proposta de reestruturação curricular de Rio do Sul

seminario professores - foto mario daud

Professores e equipe pedagógica das escolas integrais Ella Kurth e Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli – Ceplas se reuniram nesta semana para finalizar proposta de reestruturação curricular. A reunião aconteceu na Unidavi e contou com cerca de 50 integrantes, dentre professores, diretores e pedagogos.

A meta é reestruturar a carga horária das disciplinas curriculares, conhecidas como base comum, com uma lista de atividades complementares chamada de grade diversificada. A qual inclui a retomada de ações educativas em diversas áreas, como: música, teatro, dança, empreendedorismo, raciocínio lógico, iniciação ao primeiro emprego entre outras. A Secretaria de Educação (Seduc) irá finalizar a justificativa e modelo de matriz e encaminhar ao Conselho Municipal de Educação. Ainda não é possível estipular o prazo para o trâmite, mas a expectativa é que o órgão avalie e dê uma resposta ainda este ano. Caso a alteração seja aceita, a nova grade entra em vigor em 2018.

As reuniões para tratar do assunto foram iniciadas em maio. Houve a participação de professores de todas as disciplinas das duas escolas integrais dos bairros Barragem e Rainha. Assim, foi feita a análise da grade atual e sugeridas alterações para diversificá-la. “No dia 25 de outubro realizamos a última reunião para elencar as sugestões dos educadores”, explica a diretora de projetos educacionais, Adriana Bonaldo. Nesta etapa final participaram equipe pedagógica da Seduc e diretores de ambas as escolas.

A nova proposta foi elaborada com consentimento de professores. “Nós nos baseamos na produtividade. Agora será montado parecer a ser enviado ao Conselho Municipal de Educação. Após a análise do órgão haverá uma sessão extraordinária para aprovação ou não da proposta”, explica a secretária de Educação, Janara Mafra.

Desde 2013 a estrutura curricular não contempla atividades extraclasses como música, teatro, técnicas de empreendedorismo e educação ambiental e alimentar. O projeto inclui, por exemplo, a adição de aulas de oratória como atividade complementar. O aprendizado de disciplinas como história e geografia seria interconectado com estudos regionais. A carga horária destinada exclusivamente para educação física seria aglutinada com aulas de dança, recreação e esportes coletivos. “A iniciativa serve para fomentar o programa de incentivo de talentos dos alunos. Temos grandes potenciais para esporte, xadrez, oratória, dança e música”, diz a diretora.

A proposta de professores foi definida em consenso com o professorado do Ella Kurth e Ceplas. Não terá aumento de carga horária, só pode haver o remanejamento e incremento daquelas disciplinas de base diversificada. “Tudo que você oferece a mais é uma forma diferenciada de aprender. Abre as portas do conhecimento para que o universo do aluno se torne ilimitado e aumenta a bagagem cultural. É uma maneira do estudante se apropriar de conceitos próprios e aprimorar a visão de mundo”, diz Adriana.

Mário Dáud

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