Produtores se preparam para a maior festa de Presidente Getúlio

DSC09994

Nesta quarta-feira, dia 29 de maio inicia a 17ª Expofeira Estadual do Leite de Presidente Getúlio, que se estende até domingo, dia 02 de junho.

Os preparativos da 17ª Expofeira Estadual do Leite, de Presidente Getúlio, prosseguem em ritmo acelerado no Parque de Exposições. Estão sendo feitas melhorias e pequenas reformas no pátio e também no espaço onde os animais ficarão expostos. São feitos ainda exames como de brucelose e tuberculose, para evitar que os animais sejam contaminados, caso algum deles esteja doente.

“O objetivo da Expofeira Agropecuária é evidenciar a qualidade e a genética do gado de Presidente Getúlio”, salienta o secretário municipal de Agricultura, Arcísio Hoppe (Bibi).

Esse ano, cerca de 120 animais participarão da exposição agropecuária. Durante a Expofeira Agropecuária, além do gado leiteiro, também haverá exposição de aves exóticas, coelhos, ovinos, bovinos de corte, peixes, entre outros.

“Há participação de animais do município de Presidente Getúlio e também de diversos municípios do Alto Vale”, salienta o secretário.

O município de Presidente Getúlio é destaque na produção de leite, que chega a aproximadamente 55 mil litros diários. A 17ª Expofeira Estadual do Leite que acontece de  29 de maio a 02 de junho é a maior promoção festiva do município, atraindo anualmente milhares de visitantes no Parque Municipal de Eventos, no Clube Camioneiros.

Além do entretenimento em si, a festa tem como objetivo a divulgação do potencial leiteiro do município. Contando com um rebanho de alta qualidade genética, a produção diária chega a cerca de 55 mil litros diários. É o maior produtor do Alto Vale do Itajaí. A maior parte da produção é absorvida por grandes companhias leiteiras como a Cravil (Aurora), Lactoplasa (Lages), Do Vale (Itajaí) e Frimesa ( Curitiba), Prediletus (Pouso Redondo), Riolat (Rio do Oeste) e Tirol ( Treze Tílias).

Grande parte desses resultados deve-se ao trabalho de alto nível prestado pela Secretaria Municipal de Agricultura que entrega cerca de 500 a 600 doses de sêmen mensais para as Associações de Agricultores. O potencial leiteiro recebe ainda influência da Epagri, Cravil e Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, núcleo local.

Julgamento dos animais

O Julgamento dos animais na pista ocorrerá na sexta-feira, dia 31 de maio. O julgamento ocorre durante todo o dia, aonde os animais são avaliados por um jurado especialista na área. O animal que tiver mais potencial genético na sua categoria e o produtor ganha um troféu e no animal é colocado uma roseta como símbolo do vencedor.

Torneiro Leiteiro

Durante a 17ª Expofeira Estadual do Leite acontecerá quatro Ordenhas oficiais, como ocorre em todos os anos. Cada ordenha é registrada e na última é somada a quantidade de leite que a vaca produziu nesses dias. No sábado a noite, dia 01 de junho, é divulgado o animal que mais produziu leite e o produtor recebe um banho de leite em comemoração.

Bianca Lima – Assessoria de imprensa da PMPG.

Pin It
Você gostaria de comentar?