Primeira turma de Guarda Municipal Mirim de Santa Catarina será apresentada no sábado

IMG_1607

No próximo sábado (8), será realizada a cerimônia de apresentação da turma da Guarda Municipal Mirim de Rio do Sul, primeira cidade de Santa Catarina com este projeto. Participam da iniciativa 32 alunos com idades entre 12 e 14 anos de duas escolas da cidade. A solenidade de abertura e apresentação para autoridades e pais será às 9h, na sede da Guarda Municipal de Rio do Sul (GMRS), na rua Expedicionário Nardelli, no bairro Santana.

Nesta terça-feira (4), o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, fez uma visita aos futuros guardas mirins, que se reuniram no pátio da Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha, uma das escolas selecionadas para participar do projeto. A outra unidade é a EEB Paulo Cordeiro, na rua 15 de Novembro, onde a Guarda Municipal já trabalha há alguns anos com o projeto Aluno Guia.

Na oportunidade, Thomé destacou o grau de importância desse projeto. “Temos a responsabilidade de ser pioneiros do estado em Guarda Mirim. Com certeza isso trará bons frutos para o nosso futuro. Tendo o objetivo principal de tornar os jovens mais conscientes, responsáveis, disciplinados e mais preocupados com as questões sociais”, destacou o prefeito.

A iniciativa da GMRS acontecerá em parceria com diversos órgãos e instituições como: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul (SEADES), Secretaria de Educação (SEDUC), Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e Procon. Todos os parceiros do projeto serão responsáveis por ministrar aulas.

Durante cinco meses os estudantes terão aulas teóricas relacionadas à prática da cidadania. Os encontros vão acontecer aos sábados pela manhã das 7h20min ao meio dia, na sede da GM e os estudantes terão direito a trasporte normal. Ao final do curso, será realizada uma formatura e os alunos receberão uniforme completo da guarda.

De acordo com o comandante da GM, Robson Ferreira, depois da etapa teórica os alunos terão uma série de atividades práticas e promoverão ações sociais como campanhas contra as drogas, segurança no trânsito, meio ambiente, realização de panfletagens com cunho educativo e auxílio em blitzes educativas. Ao final do programa, que deve durar aproximadamente um ano, os concluintes receberão certificado.

Andrei Walentim
Pin It
Você gostaria de comentar?