Presidente Getúlio recebe médica cubana.

lilia-cibeles-canet-perez

O município de Presidente Getúlio, em Santa Catarina, que está participando do Programa “Mais Médicos” recebeu nessa semana a médica cubana, Dra. Lilia Cibeles Canet Perez, de 36 anos, que ressalta que foi muito bem recebida por todos em Presidente Getúlio. “Gostei muito da comida daqui, do povo e da cidade que é bem organizada”, comenta a médica. Já visitou a cidade e se encantou com a população getuliense. “Todo mundo se cumprimenta, isso me deixa feliz”, diz Lilia. Nesse momento, a médica está acompanhando e conhecendo o funcionamento da Unidade Básica de Saúde.

A médica, assim como os demais cubanos, assinou contrato de 3 anos de permanência no Brasil. Segundo informações do Ministério da Saúde, a fase de adaptação dos médicos no município é de 60 dias. Após esse período, o Ministério da Saúde avalia se o profissional está satisfeito em trabalhar no município.

Dra. Lilia comenta que o seu companheiro que também é médico, Dr. Wilbel Sanchez Cardona está em São Mateus no Espírito Santo. A pedido da médica, a Secretaria de Saúde em contato com o Ministério da Saúde está vendo a possibilidade de colocação do médico para algum município próxima a nossa região.

A médica fala com saudade da sua filha de 3 anos que permanece em Cuba com a sua mãe na cidade de Santiago de Cuba, cidade origem da profissional. Lilia já teve uma experiência no ano de 2009 quando atuou na Venezuela por um período de um ano. Quando se inscreveu para o Programa Mais Médicos, os profissionais médicos passaram por capacitação. Ficaram cerca de 1 mês em São Paulo tendo aula de português, realizando provas, se adaptando a realidade do Brasil e aprendendo mais sobre algumas doenças típicas do País.

“Eu amo a minha profissão, e o objetivo principal é ajudar as pessoas”, finaliza a médica, Dra. Lilia.

Pin It
Você gostaria de comentar?