Presidente Getúlio – Quinta conferência municipal das cidades será hoje

cidades

A 5ª Conferência Municipal das Cidades, acontecerá na tarde desta quinta-feira (9) na associação dos aposentados de Presidente Getúlio.

O tema da conferência é ” Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já” e é aberto à toda população que queira comparecer.

Participação social como método de governo significa aprofundar as relações democráticas, e incluir os cidadãos na gestão pública. Decidir dialogando racionaliza recursos e resulta em ações de transformação social.

O evento tem início às 13:30 h e é organizado pela prefeitura municipal juntamente com Ministério das Cidades.

Histórico das conferências.

A Constituição de 1988 consagrou o princípio da participação social como forma de afirmação da democracia. Desde então houve uma proliferação de formas e instâncias de participação em todos os níveis da Federação, cumprindo o papel de verdadeiras arenas públicas, lugares de encontro entre sociedade e Estado.
De 1941 a 2011 foram realizadas 127 conferências nacionais, das quais 86 aconteceram entre 2003 e 2012 abrangendo mais de 40 áreas setoriais nas esferas municipal, regional, estadual e nacional. Mais de sete milhões de pessoas participaram do debate sobre propostas para as políticas públicas.
Entre 2013 e 2014 estão previstas 19 conferências nacionais, com expectativa de participação de milhões de pessoas, desde as etapas municipais, livres, regionais, estaduais até a etapa nacional.
As etapas preparatórias (municipais, territoriais, temáticas) são momentos importantes e ricos no processo de uma conferência. É nelas que o debate se intensifica, tanto nos temas nacionais como nos locais, proporcionando ao cidadão oportunidade de propor soluções para os problemas da sua cidade, estado e do país.

 

Pin It
Você gostaria de comentar?