Presidente Getúlio no mapa do turismo de Santa Catarina

DSCF3834

O município de Presidente Getúlio e as cidades do Alto Vale fazem parte agora do “Caminhos do Alto Vale”, região do Estado que começou a integrar o mapa do turismo de Santa Catarina juntamente com o “Vale das Águas” situada na região Oeste.

A região Caminhos do Alto Vale foi criada com a saída de 22 cidades do Vale Europeu.

A turismóloga de Presidente Getúlio Luciana Ramos esta confiante nas melhorias no setor com a inclusão no mapa.

TIN: Qual a vantagem para o município em estar inserido no mapa de turismo do Estado?

Luciana: “É realmente importante estar inserido no mapa turístico de Santa Catarina, principalmente neste momento em que o Alto Vale do Itajaí se torna a Região Turística Caminhos do Alto Vale, pois teremos mais visibilidade, podendo trabalhar os roteiros integrados entre os municípios vizinhos, mostrando nossas características, criando nossa identidade e fortalecendo ainda mais nossas potencialidades. Além disso, todos os municípios que estão inserido no Mapa, poderão receber apoio, tanto do Governo Estadual quanto Federal, através de projetos regionais.”

TIN: Como foi a participação do município na elaboração e atualização do mapa junto à Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte?

Luciana: “Já era um grande desejo do prefeito Nilson Francisco Stainsack a criação dessa nova Região Turística. Assim, nosso município já possuía todas as documentações necessárias para serem apresentadas à Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte que enviou as informações para o Ministério do Turismo. A atualização acontece periodicamente, e teremos que avançar em alguns quesitos para continuar fazendo parte do Mapa na próxima atualização. Isso é bom, pois faz com que os municípios se desenvolvam cada vez mais.”

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

TIN: Qual o potencial turístico de Presidente Getúlio?

Luciana: “Presidente Getúlio possui forte potencial para o ecoturismo, turismo de aventura, gastronomia, cultura, turismo pedagógico, cicloturismo, entre outros.”

TIN: O que o departamento de turismo tem feito para alavancar o setor no município?

Luciana: “Neste ano de 2016 nosso Departamento vem realizando uma série de ações buscando levar, envolver a população e fazer com que elas se interessem por tudo que temos em nosso município. Foram realizadas as Caminhadas Rurais, chamadas de Wandertag e Giorno per Camminare, com objetivo de fazer com que as pessoas conheçam as comunidades e tudo que elas possuem. Fizemos um levantamento dos atrativos e serviços turísticos existentes no município para poder elaborar um material novo para divulgar nosso município. Estamos com 8 cachoeiras sendo estruturadas para que os turistas possam visitar. Confeccionamos placas para indicar comunidades e atrativos turísticos. Estamos dando apoio aos eventos que trazem turistas pra região. Estamos elaborando roteiros que serão divulgados para todo o Estado. Estamos fazendo um levantamento dos artistas e artesãos do município, bem como dos trabalhos realizados por eles. No mês de agosto estaremos novamente com o Conselho Municipal de Turismo ativo, para nos ajudar a desenvolver ainda mais o turismo. Além dessas e outras ações internas, estamos bem envolvidas com o Colegiado de Turismo da AMAVI, participando ativamente de todas as discussões, pensando sempre no melhor para nosso município e para a região.”

Luiz Cunha.

 

Pin It
Você gostaria de comentar?