Prefeitura de Rio do Sul abre canal direto para que a comunidade aponte problemas e sugestões

colab01

A partir de hoje, 26 de janeiro, os moradores de Rio do Sul contarão com o Colab, um dos melhores aplicativos de governo do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). É uma rede social específica para auxiliar na gestão pública. O lançamento do Colab será amanhã, a partir das 10h no auditório da prefeitura. Este aplicativo possibilita que o usuário aponte, através de postagens (fotos e textos) que podem ser feitas de um celular (nas versões Android e iOS), problemas e também proponha sugestões que gerem melhorias para o município. Estas informações serão acompanhadas por uma equipe da prefeitura, que vai encaminhar as queixas e indicações aos setores responsáveis.

Com o Colab a população poderá fiscalizar, avaliar e propor melhorias de serviços e instituições públicas e em contrapartida ter um retorno da Prefeitura sobre a solução do caso. A iniciativa permitirá ao cidadão interagir de qualquer lugar com o poder público, que qualificará as informações.

A ferramenta disponibiliza para a prefeitura a lista das solicitações, que são acompanhadas por um número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato e link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos. “A proposta da nossa administração é trabalhar em todos os bairros e a demanda de serviços é muito grande, com este aplicativo vamos identificar as prioridades e atuar nos problemas apontados pelos próprios moradores, por outro lado vamos prestar contas do que fizemos para solucionar o problema, isso dá transparência às nossas ações de forma prática, onde quer que o usuário esteja”, afirma o prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba.

A plataforma que é gratuita tanto para a comunidade quanto para administração, já é utilizada por cerca de cem cidades brasileiras como canal oficial de relacionamento, entre elas, Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul; Campinas, Santos e Guarujá, em São Paulo; Niterói, no Rio de Janeiro; Curitiba, no Paraná; Teresina, no Piauí; e Natal, no Rio Grande do Norte. Em alguns desses casos, o índice de solução das demandas geradas pelo cidadão chega a 70%. As áreas de maior popularidade entre os mais de 100 mil usuários cadastrados de todo o Brasil são estacionamentos, vias públicas, limpeza urbana e calçadas.

“Rio do Sul é uma cidade que investe em qualidade de vida e o aplicativo será um importante instrumento para manutenção disso. Continuaremos a funcionar de forma aberta e transparente para que o cidadão esteja cada vez mais próximo do poder público em prol de uma cidade melhor”, ressalta Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.

No ano passado, o Colab foi eleito o Negócio de Maior Impacto Social do Mundo e Startup de Maior Potencial Global pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O time de especialistas em empreendedorismo do Banco destacou o empoderamento que a ferramenta concede ao cidadão para a melhoria da qualidade de vida nas cidades da América Latina como fator preponderante à conquista do prêmio.

Para se cadastrar, basta acessar www.colab.re e informar um e-mail ou vincular com a conta do Facebook. Clicar em “Publique”, escolher entre as opções “Fiscalize” ou “Proponha”, apontar uma categoria, cadastrar foto e descrição e indicar o endereço. A partir daí a prefeitura é notificada e o pedido encaminhado. Todos os usuários que apoiarem a publicação, terão acesso ao status do pedido.

Saiba mais sobre o Colab:

Josiane Fontana
Pin It
Você gostaria de comentar?