Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030 entra em fase de estudos

O Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030 finalizou na primeira quinzena de setembro oito Workshops Macrorregionais. Cada mesorregião catarinense contribuiu – com técnicos do Governo e representantes de entidades da sociedade civil organizada – para a estruturação do plano.
O Plano teve sua concepção no segundo semestre de 2016, e até o momento foram realizados 12 workshops setoriais e oito macrorregionais, somando vinte encontros. Aproximadamente 2.100 pessoas participaram e mais de 450 estratégias de desenvolvimento foram propostas.

Paralelo aos Workshops realizados, a Universidade Federal de Santa Catarina, que coopera com a SPG na construção do Plano, realiza entrevistas com especialistas de cada área. As informações coletadas serão analisadas por uma equipe da UFSC, juntamente com objetivos e estratégias definidos nos Workshops Setoriais e Macrorregionais.

A previsão é que até o início de novembro seja lançada a primeira versão do documento, que apresentará, depois de revisada, os indicadores, os objetivos, as metas e as estratégias de desenvolvimento do Estado para 2030.

Sobre o Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 aborda quatro grandes dimensões: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, que se dividem ainda em 12 áreas de discussão. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.

É construído de forma participativa a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina. Busca responder as seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e com quais instrumentos de governança.

Maykon Adriano Flor

Pin It
Você gostaria de comentar?