Pioneirismo na aquisição de animais de Pura Origem

animais de pura origem
Três produtores de gado de Presidente Getúlio adquiriram no ano de 2008, 19 animais jovens da raça holandesa de origem de transplante de embriões. Estes embriões foram congelados há 20 anos. Eles têm uma carga genética top de linha em nível de várias empresas de sêmen.
Resultado de muitos anos de melhoramento genético das melhores matrizes do rebanho. Os reprodutores são de carga genética da fazenda Morro dos Ventos de Doutor Pedrinho.
Os criadores Nilton Lunelli, Nilton Wilhelm e o técnico da Cravil, Ivo Gutz são sócios da ACCB (Associação Catarinense de Criadores de Bovinos) Núcleo local e com a aquisição desses animais de Pura Origem (P.O) fortaleceram a raça holandesa da região. O incentivo, na época, foi da secretaria de Agricultura de Presidente Getúlio.
O município além de possuir maior bacia leiteira da região, foi pioneiro na aquisição destes animais, que foram expostos partir da 12ª Festa Estadual do Leite.
 
Com o objetivo de resgatar a raça holandesa no município, em 2009 estes produtores buscaram mais dez animais. A partir daí, três touros desta linhagem servem de reprodutores. O sêmen coletado através da CIDASC atende produtores de toda a região.
 
Já a nível estadual é comercializado sêmen de dois touros denominados GUTZ MDV, MELVIN MARK-O- Polo e LUNELLI (LEDY) PARAMONT.
 
A geração seguinte destes animais se tornou hoje tri campeã estadual nos anos de 2014, 2015 e 2016. Eles pertencem a Ivo Gutz.
 
Já as fêmeas são recordistas de prêmios tanto no torneio leiteiro quanto na pista. Em 2011, desta geração de animais, saiu o recorde de produção de leite no Torneio Leiteiro de Itajaí, onde a produção chegou a 42.8 litros por dia com o animal LUNELLI M.D.V FORMIGA LABAN.
 
Estes animais estão na quarta geração e 15 deles estarão expostos na 21ª Expofeira Estadual do Leite que acontece de 31 de maio a 04 de junho.
Crislene Roberta.
Pin It
Você gostaria de comentar?