Permanece o estado de emergência em Rio do Sul

A Defesa Civil de Rio do Sul mantém o estado de emergência em virtude do nível do rio permanecer em cota acima da margem de segurança e também pela previsão do tempo indicar mais chuva para os próximos dias. Às 11h desta segunda-feira (29), o rio Itajaí-açu estava com o nível em 6,91 metros. A cota de emergência é a partir de 6,50 metros.

O coordenador da Defesa Civil, Moacir Cordeiro, pede que a população das áreas mais baixas permaneçam atentas aos comunicados de hora em hora dos níveis do rio e também da cota de segurança.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, o vice Paulo Cunha e a equipe da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social visitaram na manhã desta segunda-feira os cinco abrigos já abertos para atender a população dos bairros Bela Aliança, Barragem, Pamplona, Canoas e Santa Rita. Até a noite de ontem, eram em torno de 90 pessoas nos cinco abrigos. No levantamento preliminar desta manhã, são em torno de 68 pessoas.

“A Defesa Civil e todas as entidades que trabalham juntos estão muito organizados para cuidar de todos os detalhes neste momento de emergência. Todos estão sendo assistidos com alimentação e abrigo. Peço que a população fique atenta aos meios de comunicação e redes sociais da Defesa Civil ou site da prefeitura para acompanhar os boletins que são feitos com informações muito precisas e confiáveis”, ressaltou o prefeito Thomé. A Defesa Civil trabalha em regime de plantão 24h.

IMG_6919

 

Abrigos abertos

Salão da Igreja evangélica do bairro Bela Aliança – 18 pessoas

Salão da igreja católica do bairro Bela Aliança – 40 pessoas

Salão da capela Nossa Senhora de Guadalupe no Morro do Budag – 2 pessoas

Salão do Lions Clube do bairro Progresso – 9 pessoas

Salão da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Rita – aberto, sem ocupantes

Total de pessoas: 69

 

Ocorrências

Desde o início das chuvas, na sexta-feira (26), foram 11 ocorrências em Rio do Sul. Os principais fatos foram deslizamentos de terra, enxurradas em terrenos, alagamentos ou quedas de muro. Não há registro de vítimas ou danos em imóveis.

 

Terrenos, muros e paredes

O morador que identificar mudanças como rachaduras novas em paredes, muros ou em terrenos e ameaça ou quedas de árvores deve ficar atento e informar a Defesa Civil pelo telefone 199 que está de plantão 24h.

 

Educação

Na educação, todas as unidades de ensino estão com aulas normais. Somente no Centro de Educação Infantil Titio Karan, no Canoas, e os Centros Educacionais Pedro dos Santos, no Canoas e Daniel Maschio, na Barra da Itoupava,

 

Unidades de saúde

Todas as unidades de saúde estão funcionando normalmente.

 

Coleta de lixo normal e seletivo

A coleta de lixo convencional está sendo feito prioritariamente nas áreas mais baixas para evitar o acúmulo de materiais, mas o cronograma de atendimento dos outros bairros será praticamente igual.

A coleta seletiva excepcionalmente não está sendo realizada. Os caminhões estão ajudando na retirada de móveis de famílias de áreas mais baixas.

 

Medicamentos

Pacientes que usam medicamento de uso contínuo devem prestar atenção para não esquecerem os remédios ao se encaminharem para abrigos.

 

Animais

Caso necessário deixar a residência e possuir animal de estimação, não o deixe preso em casa ou acorrentado. É melhor deixa-lo livre. Para levar o animal para abrigos, pede-se que se leve casinha própria.

 

Ruas interditadas

Evite transitar em ruas que já estão alagadas. Evite transtornos para moradores que precisam remover suas coisas. Evite também dar voltas pela cidade. Deixe as ruas livres para órgãos de segurança e quem precisa buscar um outro lugar.

 

Comunicados oficiais da Defesa Civil

Facebook: https://www.facebook.com/DefesaCivilRSL/

Site da Prefeitura de Rio do Sul: http://intranet.riodosul.sc.gov.br/app/defesacivil/boletimNivelPublica.php

 

Emergências ligue 199

 

Clóvis Eduardo Cuco

Pin It
Você gostaria de comentar?